Image
05 agosto, 2025
Comentários

VR comemora Dia Nacional da Saúde com resultados positivos da Linha de Atenção Oncológica

A Prefeitura de Volta Redonda comemora o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto (em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido nesta data em 1872), divulgando os números alcançados pela Linha de Atenção Oncológica (LAO), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O programa, implantado em março de 2022, foi um marco no avanço do tratamento do câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no município.

A LAO foi criada para diminuir o intervalo entre a suspeita da doença e o início do tratamento, e agilizar os diagnósticos de câncer de mama, trato gastrointestinal (cólon, reto, estômago) e ginecológico (endométrio, ovário e colo do útero). Desde a implantação, o programa já atendeu 1.578 pacientes, sendo quase 90% mulheres.

Cerca de 50% dos casos confirmados têm quase 100% de chance de cura

Entre os 1.578 pacientes atendidos pela LAO, 925 apresentaram tumores benignos; 234 confirmaram a malignidade; e os demais aguardam o diagnóstico. Dos tumores malignos, 48,5% estão nos estágios I e II da doença, que permite aproximadamente 90% de cura.

A coordenadora da LAO, a médica-oncologista Luciana Francisco Netto, explica que essa linha de cuidado se inicia na Atenção Primária à Saúde, formada pelas unidades básicas, onde médicos e enfermeiros identificam nos pacientes sinais de alarme que podem indicar o câncer – como, por exemplo, um nódulo palpável na mama ou sangramento nas fezes.

“O acompanhamento pela Linha de Atenção Oncológica garante a prioridade na marcação da consulta com especialista, seja com gastroenterologista, mastologista ou ginecologista, bem como na realização de exames”, falou Luciana, acrescentando que a equipe da LAO acompanha o caso para garantir agilidade na realização e resultado dos exames e marcação de consultas de retorno.

O protocolo do programa prevê ações integradas entre todos os níveis de atenção em saúde – atenção básica, especialidades, serviço especializado em oncologia e cuidados paliativos. O objetivo é promover o cuidado ao câncer no município, investindo em prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.

‘Prevenir’ e ‘Prevenir 50+’ também são ações de rastreio do câncer

O “Prevenir” e o “Prevenir 50+”, também coordenados pela médica Luciana Francisco Netto, são outros dois programas da Secretaria Municipal de Saúde, implantados nas unidades da Atenção Primária com a capacitação dos profissionais para que atuassem no rastreio do câncer.

As ações do “Prevenir” iniciaram em novembro de 2022 e alcançaram todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) em agosto de 2023. Esse programa é voltado para o rastreio do câncer de colo de útero – com público-alvo formado por mulheres dos 25 aos 64 anos –, por meio de busca ativa para o exame cipatológico, o Papanicolau. O “Prevenir” alcançou cerca de 20 mil mulheres no ano de 2024.

O “Prevenir 50+”, lançado em fevereiro deste ano, é direcionado para a população de 50 a 79 anos, faixa etária propensa a doenças crônicas que são fatores de risco para os cânceres de pulmão, de mama e de intestino. O público-alvo passa por consulta especializada, que avalia o histórico familiar para cânceres de pulmão, de mama e de intestino e ainda avaliação para risco cardiovascular, glicemia, IMC (Índice de Massa Corporal), sedentarismo e obesidade.

No caso de pacientes tabagistas – com carga tabágica de mais de 20 maços por ano, ou que pararam de fumar há menos de 15 anos – é indicada tomografia (TC) de baixa dose e também participação no grupo de antitabagismo da SMS. O “Prevenir 50+” está, até então, em quatro unidades da Atenção Primária e até o último mês de julho solicitou 470 tomografias; 294 já foram realizadas; 67 aguardam o laudo; e o restante está agendado.

“É muito bom saber que estamos salvando vidas e no caminho certo para tornar a saúde pública de Volta Redonda a melhor do Brasil. Os programas de rastreio, que permitem o diagnóstico precoce e agilidade no início do tratamento do câncer, já colocam Volta Redonda como referência para outros municípios e vamos seguir avançando”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Comentários