VR: Curso preparatório da Fevre consegue alto índice de aprovação para escolas técnicas federais
Curso gratuito reforça o ensino de Português e Matemática; 94 alunos conseguiram aprovação para o IFRJ
A Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) tem algo mais a comemorar: desde que criou o curso preparatório de alunos para tentar a aprovação nas escolas técnicas federais, o resultado na aprovação tem sido considerado excelente pela direção da Fevre. O curso é gratuito e na avaliação da direção da fundação, deixa os alunos da rede pública em nível igual ou superior aos alunos do ensino particular.
“Acredito que estamos cumprindo com grande sucesso o nosso objetivo, de preparar o aluno da rede pública para acessar uma atividade profissional importante para o seu futuro”, afirmou o presidente da Fevre, José Luiz de Sá. Ele apontou que, com poucos recursos, o órgão público tem conseguido dar um grande passo na formação dos jovens para conquistar a qualificação profissional.
“O custo do curso preparatório, com aulas somente aos sábados de manhã, de maio a novembro, com uma equipe de seis professores e mais o coordenador geral, está sendo pequeno se comparado aos excelentes resultados”, avaliou Sá, que completou: “O aluno da rede pública está tendo a mesma oportunidade dos alunos da rede particular que podem pagar boas escolas. Ele está conseguindo aprovação nas escolas técnicas federais sem pagar nada pelo curso da Fundação”.
APROVADOS - Cerca de 240 alunos foram selecionados no ano passado para o curso preparatório da Fundação para os estudantes que se submetem às provas para o Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro, Campus Volta Redonda e Pinheiral. Do total, 210 permaneceram até o final do curso, e 94 foram aprovados para o IFRJ nos cursos de Automação Industrial, Meio Ambiente, Informática e Agropecuária.
Anualmente, a Fundação abre as vagas no Colégio Getúlio Vargas (Laranjal), para os alunos que estão terminando o 9º ano, realizando uma prova de seleção, com questões de Português e Matemática. No total, são montadas seis turmas de 40 alunos cada. “As aulas são somente aos sábados, de maio a novembro, das 8h às 11 horas. Do grupo que ficou, 94 alunos foram aprovados para IFRJ do Campus Volta Redonda e Pinheiral. O resultado é excelente”, afirmou o professor de Matemática e coordenador do curso preparatório, João Paulo Gioseffi Vassallo. Ele apontou que os alunos do curso preparatório da Fevre conquistaram 30% das vagas abertas no Instituto Federal de Educação em Volta Redonda (IFRJ). Segundo ele, cerca de 50% dos alunos concorrentes foram aprovados no IFRJ.
“Do grupo de 210 que a gente preparou, quase 50% passou nas provas do Instituto Federal. Os demais, ou não fizeram as provas ou foram para as escolas técnicas particulares, onde os melhores classificados ganham bolsas de estudo. Vale ressaltar que na escola federal,quem passou não tem custos. Tudo lá - uniforme, material didático, alimentação - é gratuito para o estudante até a conclusão da qualificação profissional”, esclareceu o coordenador.
Além das aulas, os alunos realizam testes simulados, e recebem apostilas elaboradas pelos professores do projeto, de forma gratuita. “Muitos dos medalhistas das Olimpíadas de Matemática estão estudando no Instituto Federal de Volta Redonda. O interesse das famílias que acompanham os estudos dos filhos é outro fator importante. Nós fizemos uma reunião com os pais e na primeira compareceram 136 pais num sábado de manhã. Esse envolvimento da família também motiva ainda mais os alunos”, destacou o professor.
Há 45 anos na Fevre, o professor João Paulo já lecionou para todos os ex-presidentes da fundação (10 mulheres e 12 homens foram nomeados presidentes da Fundação pelos diversos prefeitos) e é responsável também pelo Vestibular Pré Social – preparação para o Enem (Exame Nacional do ensino Médio).
Comentários