Image
02 abril, 2025
Comentários

VR é a primeira do Sul Fluminense contemplada com reforma do programa estadual Habita+

Volta Redonda será a primeira cidade do Sul Fluminense a ser contemplada com uma reforma em um conjunto habitacional do programa “Minha Casa, Minha Vida”, a ser promovida por meio do Habita+ – programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro voltado para atender população de baixa renda com concessão de subsídios para essa finalidade, além de entrada na casa própria, construção e moradias, e assistência técnica de habitação de interesse social. Uma equipe do governo estadual esteve em Volta Redonda nessa terça-feira, dia 1º, para dar início à iniciativa e o condomínio a ser contemplado será o Residencial Vida Nova Roma II, no bairro Roma.



Recepcionados pela secretária municipal de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, os representantes do Estado estiveram no residencial para a primeira vistoria. A previsão é que ainda em 2025 o local passe por uma grande revitalização, toda financiada pelo Governo do Estado por meio do programa. A visita da equipe do governo estadual acontece depois de uma comitiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda ir até a Secretaria Estadual de Habitação e Interesse Social (Sehis), em março.



“Essa iniciativa que estamos recebendo se deve a uma visita que fizemos, intermediada pelo deputado estadual Munir Neto, ao secretário de Habitação do Estado, Bruno Dauaire, na capital. O Roma se enquadra nas exigências do programa. Estamos muito felizes de poder garantir mais esse benefício para a população e, em breve, poderemos beneficiar os moradores do residencial”, comemorou a secretária Rosane Marques, lembrando que os primeiros contatos para trazer a iniciativa para Volta Redonda aconteceram por meio do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, ainda em 2024.



Pela administração municipal, também participaram da visita as diretoras do Departamento de Proteção Básica (DPB), Cristiane Alves, e do Departamento de Vigilância Socioassistencial (DVS), Flávia Santos; a gerente do setor Moradia Social da Smas, Luciana da Cruz Carvalho; e o engenheiro civil do Departamento de Manutenção, Obras e Veículos (DMOV), Nilton Ferreira de Castro. Eles se reuniram com a comitiva do Estado, representada pela superintendente do programa Habita+, Ana Paula Rosalino; as arquitetas Evelyn Corrêa e Patrícia Moura; e a coordenadora do Programa de Habitação Popular, Erica Amaral.



Reforma



Uma das ações do programa Habita+ é a reforma de conjuntos habitacionais financiados pelo governo federal ou estadual, com mais de 10 anos de operação. Entre as melhorias estão as reformas de áreas comuns como fachadas, telhados, parte elétrica, área de lazer, praças, pintura e infraestrutura como galerias pluviais, saneamento básico e calçadas.



Um processo técnico-administrativo foi criado para viabilizar que esse programa viesse para Volta Redonda. Foi feito um dossiê com informações para encaminhar um pedido da prefeitura, por meio da Smas, para o Governo do Estado para credenciar a cidade a receber o Habita+.

Comentários