VR é o primeiro município do estado a receber o Programa de Microcrédito
Convênio entre o Banco VR de Fomento e AgeRio vai oferecer suporte financeiro a microempreendedores individuais
A Prefeitura de Volta Redonda e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) assinaram nesta terça-feira, dia 19, no prédio da Aciap, um acordo de cooperação técnica que tem como objetivo viabilizar a implementação do Programa de Microcrédito no Município. Volta Redonda é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber a iniciativa que estava suspensa desde o ano passado.
De acordo com o prefeito Samuca Silva, sem instituições fortes o município não teria chegado tão longe. “Nosso governo acredita no desenvolvimento econômico como eixo de crescimento da cidade e de geração de emprego. Com planejamento e parcerias está sendo possível avançar. Esse momento é único para esses microempreendedores, pois agora eles têm a possibilidade de fazer o seu negócio crescer”, disse o prefeito. “Disponibilizar o alvará para o microempreendedor e ambulantes é colocar a geração de emprego e cidadania como prioridade. Com isso estamos corrigindo a curva de desenvolvimento da nossa cidade”, acrescentou Samuca.
A diretora de Operações da AgeRio, Dara Silva, destacou que os microempreeendedores de Volta Redonda estão recebendo hoje dois grandes projetos: o Programa de Microcrédito no Município e o ‘Rio em Ação’, que é fruto de uma parceria firmada entre AgeRio, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sebrae/RJ, para alavancar as micro e pequenas empresas fluminenses com uma agenda de eventos com oferta de crédito, orientação financeira, palestras e atendimentos individualizados. “Quero destacar que Volta Redonda é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber o Programa de Microcrédito, graças ao apoio que recebemos aqui para realizar essas frentes de trabalho. Até 2016 era um projeto forte, devido à crise foi suspenso e hoje estamos beneficiando a primeira cidade com a sua reabertura”, comemorou a diretora.
Para o gestor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky, a implantação do Programa de Microcrédito no município irá completar os serviços já disponibilizado pelo órgão. “Mais uma vez estamos saindo na frente e quem ganha com isso é a população de Volta Redonda. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao prefeito Samuca pelo apoio e empenho em buscar novas alternativas para aquecer o emprego em nossa cidade”, disse o gestor.
Cabe ao município de Volta Redonda disponibilizar um espaço para atendimento ao público, equipamentos de informática (computador, impressora e infraestrutura básica para comunicação via internet), material de expediente e mobiliário e outros itens que se façam necessários à operacionalização do serviço dos agentes de crédito; além de indicar profissionais para realizarem o curso de capacitação de agente de crédito e o acompanhamento do desempenho desses agentes, entre outros.
Entre as atribuições da AgeRio, que tem como missão fomentar, por meio de soluções financeiras, o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, estão: definir as diretrizes do Programa de Microcrédito no Município; disponibilizar recursos, próprios ou captados de terceiros, para a concessão de financiamentos; fornecer orientações, regulamentos, manuais de procedimentos, modelos de documento e demais normas necessárias à realização das operações de crédito; realizar a liberação de financiamento, por meio de crédito em conta de depósito em nome do financiado em instituição financeira indicada pelo mesmo; capacitar, direta ou indiretamente, o agente de crédito para realização das atribuições a ele concedidas, entre outros.
Diplomas e alvarás - Após a assinatura do convênio de cooperação técnica, cerca de 90 microempreendedores receberam os alvarás e diplomas de participação do mês do MEI – Microempreendedor individual, que aconteceu no mês de novembro com vários cursos de qualificação, atualização administrativa e marketing.
Para a artesã e moradora do bairro Sessenta, Josiane dos Santos Marques Cirino, receber o seu alvará é a realização de um sonho. “Estava tentando há muitos anos ser MEI. Estava desempregada e esse apoio foi fundamental para a abertura do meu negócio. Agora tenho como me manter novamente e estou de volta ao mercado de trabalho”, disse.
Quem concorda com ela é a aposentada Vanda Maria Coelho, que recebeu das mãos do prefeito Samuca Silva o certificado de participação da exposição das palestras e oficinas do mês do MEI. “Aprendi muito e estou preparada para alavancar o meu negócio. Não tinha noção de como colocar preço nos meus produtos e nem de como lidar com o dinheiro que eu ganhava. Agora sim estou preparada”, concluiu Vanda Maria.
Comentários