
VR: Fábrica Municipal de Fraldas da Voldac passa a produzir fraldas infantis
A Fábrica Municipal de Fraldas Dona Munira Arbex Francisco, nome dado em homenagem à mãe do prefeito Antonio Francisco Neto, passou a se dedicar à produção de peças infantis. Inaugurada em 2022, a unidade, localizada no bairro Voldac, em Volta Redonda, iniciou suas atividades com a fabricação de fraldas geriátricas, mas mudou seu perfil neste mês de março.
De acordo com o gestor do Banco da Cidadania, Ricardo Ballarini, responsável pela administração das duas fábricas de fraldas do município, a adaptação foi feita para ampliar a assistência.
“A unidade do bairro Ponte Alta segue fabricando, exclusivamente, os modelos geriátricos para atender à demanda desse material. Agora, o município também pode fornecer fraldas infantis para quem precisa”, afirmou.
“A ampliação do programa representa a preocupação do governo municipal com as entidades assistenciais do município. Nosso objetivo é fortalecer essa parceria para promover o bem-estar das crianças e idosos assistidos por elas. Esse programa cumpre um papel social fundamental, por isso foi ampliado para beneficiar ainda mais pessoas”, reforçou Ballarini.
A Fábrica de Fraldas Munira Arbex iniciou a produção de peças infantis nos tamanhos M e G, com 1,5 mil pacotes por mês, totalizando 12 mil unidades, já que cada embalagem contém oito fraldas.
“Os dois primeiros lotes foram doados para a entidade filantrópica APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância) e para o SOS (Serviço de Obras Sociais) de Volta Redonda. No entanto, o objetivo inicial é atender aos programas das secretarias municipais”, explicou Ballarini.
Já a primeira Fábrica de Fraldas de Volta Redonda – Ilda Mamede Ferreira, localizada na Ponte Alta e reaberta em 2021 pelo atual governo –, continuará a produção de fraldas geriátricas no tamanho G. Mensalmente, são fabricados 1.750 pacotes, totalizando 14 mil fraldas, que são doadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) cadastradas no município e a programas assistenciais, além de atender a outras demandas desse material.
Relevância social
As fábricas municipais de fraldas de Volta Redonda fazem parte de um programa de grande relevância social. Além de fornecer o produto para quem necessita, as unidades, que contam com instalações e equipamentos próprios, também oferecem oportunidades de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade, egressas do atendimento na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH).
Cada fábrica conta com uma equipe de oito mulheres, que se dividem em turnos de quatro horas. Elas recebem uma ajuda de custo equivalente a meio salário mínimo, além de passagem e lanche.
Comentários