11 abril, 2019
Comentários

VR: Famílias que vivem em área de risco pedem ajuda ao Furban

Para buscar solução para moradores que moram em área de risco, a vereadora Rosana Bergone, se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 10, com o diretor do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), Ronie de Oliveira. Dez moradores foram recebidos na sede do Furban e puderam expor seus problemas. As questões relatadas são referentes a quedas de muros e de ruas e deslizamentos de terra. “Os casos são prioritários, pois há risco de vida”, explicou a vereadora, destacando a emergência da reunião.

“Entendo que a cidade está em emergência, depois das chuvas do último domingo, mas pedi um pouco de atenção as estas famílias, que me procuraram, pois estão em desespero”, explicou Rosana. Um dos casos é de Lidiane Lima de Souza, que tem quatro filhas, e mora na Rua 6 A, servidão Serafim Moreira, Verde Vale. “O barranco está caindo nos fundos e descendo o morro da frente. A água entra pelos fundos e invadiu a minha casa. A casa está interditada e não tenho para onde ir”, contou ela, que ouviu do Furban, que na quinta-feira será feita vistoria no local para encontrar solução ao problema.

A dona de casa, Maria da Glória Terra, também foi ouvida pelo diretor. Ela mora na Rua da Pedreira, no bairro Belo Horizonte, e acima da casa dela, o Furban está realizando obra de manilhamento de rede de água pluvial. O diretor explicou que a obra, devido as chuvas está paralisada, mas que em pouco dias, os serviços retornarão e, enquanto isso, o aluguel social da moradora será renovado. “Estava preocupada se eles fossem parar de pagar o aluguel social, mas fiquei satisfeita com a resposta”, falou a moradora.

        Moradoras da Rua Priscila Fulgoni, no bairro Coqueiros e sofrendo com o deslizamento de terra, Maria Conceição da Silva Quirino e Cleuza Aparecida de Carvalho, pediu ao Furban, a construção de muro para conter a queda de uma rua, na parte de cima das casas. “Parte da rua de baixo já caiu e nós estamos preocupadas com a situação. E tenho medo que tudo piore”, disse dona Cleuza. Para conhecer o problema, o Furban também irá vistoriar o local nesta quinta-feira.

        Os outros casos mencionados na reunião foram a grande quantidade de água que desce da Rua Nova Acesso, no bairro Verde Vale e é jogada para a casa de um morador da Rua da Jaqueira. Pedido de construção de um muro atrás de uma casa, na Rua 2, no bairro Belo Horizonte. Outro morador, pediu orientação para elaborar projeto de construção de sua casa.

        Com as últimas chuvas, Volta Redonda tem 263 famílias desalojadas, segundo o diretor do Furban. “Se for risco, nós vamos retirar as pessoas, pois a vida é mais importante”, explicou, ressaltando que toda a estrutura da prefeitura está na rua para colocar a cidade em ordem e socorrer as famílias. “Investimos R$ 2,5 milhões em obras nos anos anteriores e se não fizéssemos isso, o número de desabrigados seria maior”, afirmou ele.

        Rosana Bergone agradeceu a atenção do secretário. “Estamos passando por uma situação crítica na cidade, mas o secretário procurou ouvir a todas estas pessoas e na medida do possível, acredito que os problemas sejam solucionados. Eu peço as pessoas, que em caso de risco, saiam das casas, e vá para a casa de parentes. As chuvas vão parar nos próximos dias, e tudo ficará mais fácil de ser resolvido”, afirma a parlamentar.

Comentários