
VR: Obra do Batalhão de Ações com Cães da PM está com 85% das fundações concluídas
A construção da futura sede do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, no bairro Roma, em Volta Redonda, está próxima de concluir a parte das fundações. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), foram concluídos 85% dessa etapa, sendo que a parte mais adiantada diz respeito à área administrativa, onde ficarão instalações como refeitório, alojamentos e auditório, seguida pelos canis, que poderão abrigar até 20 cães.
Ainda segundo a SMO, todo o muro de blocos, que vai cercar o batalhão, já foi concluído. Uma retroescavadeira já executa o reaterramento das sapatas já concluídas, a fim de que tenha início a parte referente às cintas, o que vai permitir levantar os pilares de ancoramento e a parte de alvenaria, que podem ser iniciadas em cerca de duas semanas. A parte veterinária, onde ficarão os consultórios e outros serviços ligados à saúde dos animais, está com a escavação para concretagem das sapatas em andamento.
Uma parte que será trabalhada mais adiante é a destinada para o treinamento dos cães, que vai incluir uma compactada com áreas de grama sintética e areia, além de duas piscinas para os animais que vão integrar o batalhão.
“Quando concluído, o batalhão vai oferecer todas as condições para os policiais militares executarem esse importante serviço de segurança, e a parte destinada aos cães vai ter uma estrutura que atenda a todas as necessidades dos animais, seja para o treinamento, a parte de saúde e de acomodações”, destacou o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles.
Sobre o Batalhão
O Batalhão de Ações com Cães está sendo construído nas proximidades da Rodovia Presidente Dutra (BR-116, a Rio-São Paulo), em um terreno com 7.614 metros quadrados e 1.389 m² de área construída. A unidade é dividida em administrativo, de dormitórios, bloco veterinário, canil e área de treinamento, entre outros.
O BAC terá atuação regional nas 20 cidades cobertas pelo 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), incluindo o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty. A estrutura do batalhão é inspirada no modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, no norte do estado do Rio.
Subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE), o Batalhão de Ações com Cães é especializado no emprego de cães em diversas operações. Suas funções incluem busca e resgate de pessoas perdidas, captura de criminosos escondidos, localização de drogas, armas e explosivos, além da busca por pessoas soterradas e restos mortais. O BAC também apoia outras unidades com policiamento ostensivo em praças esportivas e operações táticas, ampliando a eficácia da corporação.
“A segurança tem sido uma das grandes preocupações de nossa administração. Com esse batalhão, não apenas Volta Redonda contará com esse reforço para combater as ações criminosas, mas também todo o sul do estado”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Comentários