Image
29 janeiro, 2025
Comentários

VR: Projeto ‘Laço Azul’ vai promover atividades lúdicas durante o ano

O projeto “Laço Azul”, lançado em 2022 no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, em Volta Redonda, para atender crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI), terá uma programação lúdica em 2025. Além da assistência multiprofissional garantida pelo programa, que auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia das crianças autistas, o calendário anual prevê atividades além do tratamento, algumas com a presença dos familiares, ampliando o repertório cognitivo e social.

A equipe do “Laço Azul” programou para março um “Grito de Carnaval”. No dia 2 de abril é comemorado o Dia da Conscientização sobre o Autismo e no mesmo mês, para celebrar a Páscoa, as crianças serão estimuladas a confeccionar “Orelhas de Coelho”. Em maio, haverá uma oficina para fazer lembranças pelo Dia das Mães. Em junho haverá Festa da Roça com traje caipira.

No segundo semestre, em agosto, a oficina de artesanato será voltada para confecção de lembrança pelo Dia dos Pais; em setembro, será elaborado um trabalho de arte com a Bandeira Nacional pelo Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro); em outubro tem festa pelo Dia das Crianças; e em novembro a programação fecha com confecção de Árvore de Natal e presentes.

A psicóloga Juliana Rezende, que coordena o “Laço Azul”, explicou que as atividades temáticas tiram as crianças autistas da rotina e estimulam ainda mais a executar as tarefas do dia a dia. O calendário em alusão às datas comemorativas anuais empolga os assistidos, a equipe do projeto e os familiares, quando são convidados a participarem.

“A participação dos familiares é muito importante, a equipe do projeto está sempre orientando para que eles ajudem no repertório cognitivo e social das crianças, a fim de que elas evoluam cada vez mais. E os eventos coletivos garantem a interação entre os familiares que passam pela mesma rotina, promovendo a troca de experiências”, afirmou Juliana.

A secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, reforçou que o projeto “Laço Azul” oferece aos pacientes atendimentos com uma equipe multiprofissional formada por especialistas em fonoaudiologia, educação física, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e musicoterapia.

“É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento e a melhora na qualidade de vida dessas crianças”, disse a secretária.

O ‘Laço Azul’

O “Laço Azul” atende atualmente 324 crianças e auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia delas. De acordo com a equipe que atua no programa, ele ensina, na prática, como eliminar comportamentos indevidos e ajudar as crianças a se comunicarem, brincarem e interagirem. O foco é a análise do comportamento das crianças e intervenção aplicada aos ambientes comuns, como sua própria casa e escola.

Alguns comportamentos, como os sociais (contato visual e comunicação funcional); acadêmicos, como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; atividades da vida diária, como higiene pessoal; e estereotipias que se tornam obstáculos na vida da criança, são habilidades tratadas no programa.

Serviço – Para acessar o projeto “Laço Azul”, o usuário deverá ser encaminhado exclusivamente por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF).

Comentários