Image
18 maio, 2018
Comentários

VR promove caminhada em prol de crianças e adolescentes

Evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil reuniu cerca de 200 pessoas na Vila Santa Cecília

Cerca de 200 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira, dia 18, de uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil em Volta Redonda. O evento aconteceu no bairro Vila Santa Cecília e foi realizado pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e entidades governamentais e não governamentais cadastradas no CMDCA.



“Muito importante estarmos todos mobilizados nessa luta em defesa das crianças e dos adolescentes. Nós da Smac estamos comprometidos com essa causa. O prefeito Samuca também está conosco, e não tem poupado esforços para a melhoria dos serviços destinados a garantia de direitos da nossa população, sobretudo das nossas crianças e adolescentes”, comentou o secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal.



Ao som de uma bateria de materiais recicláveis tocados por crianças, os participantes da caminhada saíram da Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, seguiram pela Rua 16, contornaram a Praça Brasil e concluíram o trajeto chegando à Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni.



“Os jovens que foram vítimas de abuso têm que denunciar as pessoas que fizeram isso, porque se não elas podem fazer mais coisas ainda com outras crianças”, comentou um menino de 11 anos, que participa de atividades do Cras São Carlos e esteve na caminhada, segurando um cartaz que ele desenhou e mostrava uma criança com uma faixa escrita ‘silêncio’ na boca.



Também participaram do evento secretários municipais e representantes de autarquias, além da população em geral. Todo o trajeto foi acompanhado por uma equipe, viaturas e motos da Guarda Municipal.



“Além da caminhada, conseguimos promover uma intervenção cultural da Fundação CSN aqui na praça da biblioteca, onde o público pôde conferir uma apresentação de expressão corporal”, explicou o secretário Marcus Vinícius.



O prefeito Samuca Silva destacou a mobilização da administração municipal e das entidades em dar mais destaque para um tema tão importante. “Todos tem que fazer a sua parte. Temos que proteger nossas crianças e adolescentes. Em Volta Redonda, temos uma estrutura pronta para ajudar as famílias e prestar o atendimento necessário”, comentou Samuca.



Data é lembrada pelo caso Araceli



No dia 18 de maio de 1973, uma menina capixaba de Vitória (ES), foi sequestrada, espancada, drogada e sofreu abusos sexuais. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado. Os agressores jamais foram punidos.



O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira.

Comentários