18 janeiro, 2016
Comentários

VR: Público lota Ilha São João em Encontro de Folia de Reis

Festa folclórica foi marcada por alegria, dança e mistura de cores e reuniu cerca de 10 mil pessoas na Ilha São João



        A Secretaria Municipal de Cultura realizou no sábado (dia 16), na Ilha São João, o 18º Encontro de Folia de Reis. O evento lotou a Ilha São João e o público de várias idades curtiu a apresentação dos 18 grupos. A estimativa de público, de acordo com a organização do evento, foi de dez mil pessoas. Cada jornada teve 30 minutos para fazer sua apresentação e todas tiveram pontos em comum: alegria, dança e muitas cores. Para ajudar a garantir um belo espetáculo, cada grupo recebeu subvenção de R$1.764. O recurso público é utilizado para auxiliar os grupos na compra de uniformes, instrumentos e peças de manutenção dos instrumentos para os 18 grupos que se apresentaram na Ilha São João. O subsidio foi entregue no gabinete do prefeito, no último dia 8, a cada um dos representantes dos grupos de Folia de Reis.
        Durante o evento a secretaria municipal de Cultura, Rôsane Gonçalves agradeceu a presença dos integrantes das jornadas e do púbico que lotou a Ilha São João durante todo o dia. “Eu quero agradecer a todos das jornadas, pela bonita festa que fizeram na Ilha São João, mantendo a nossa tradição cultural. O município tem muito orgulho em apoiar os grupos de Folia de Reis, pois estamos valorizando a cultura brasileira”, disse a secretaria.
        Para Benedito Vidal Filho, mestre de jornada de Reis, e responsável pela Folia da União, do Santo Agostinho, essa festa é muito importante para manter a tradição das jornadas na cidade. ”Gostaria de agradecer ao apoio que tivemos da Secretaria de Cultura e da prefeitura, que nos ajudou através da subvenção permitindo assim a compra de novos instrumentos, tecidos para uniformes. Quero agradecer também pela iniciativa de criar essa festa tão importante para a nossa cidade”, disse.
        As jornadas que se apresentaram foram: Jornada Estrela Brilho da Juventude do bairro Cailândia (Afrânio de Oliveira e Silva); Estrela Maior, do bairro Vale Verde (Abel de Paula de Oliveira); Estrela Nova Geração da Candelária (Elisamarte de Oliveira e Luiz Homero Rosa); Estrela Sagrada do Água Limpa (Fabrício Silva de Souza); Astrólogo do Oriente do Água Limpa (Elizabeth Maria de Oliveira); Folia da União do Santo Agostinho (Benedito Vidal Filho); Jesus Menino do Retiro (Dirce Gomes Vieira, João Francisco Nunes Vieira); Divina Estrela Maior (Mauro José Souza dos Santos); Da Paz do Água Limpa (Andreia Cristina Dias Rocha); Estrela Sagrada do Oriente do Nova Primavera (Júlio Cesar de Souza); Lua Nova do Aero Clube (Heleno do Carmo Santana); Estrela Guia do Oriente da Vila Americana (Márcio Paulo da Silva); Jornada Unida Divina Luz de Niterói (Nilton de Souza da Cruz); Sagrada Família do Nova Primavera (José Paulo Alves); Sagrada Estrela do Oriente da Candelária (Juarez Miranda); Estrela Sagrada do Retiro (Luiz Sérgio Pereira); Estrela Divina do Oriente do Santa Cruz (Augusto da Silva); Estrela do Oriente Nove de Abril do Nova Primavera (Carlos Roberto de Souza).
        O tradicional evento folclórico, que fecha as comemorações natalinas sobre o nascimento de Jesus Cristo, contou com a colaboração da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e segurança particular contratada. De acordo com os organizadores do evento a realização desses encontros pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de cultura, tem como objetivo preservar o nosso folclore.
Condecoração – Durante a festa, o diretor Cultural da Federação do Reisado do Estado do Rio de Janeiro (FRERJA), Affonso Furtado, condecorou o mestre mais antigo de Volta redonda, o senhor Benedito Vidal Filho, responsável pela Folia da União, do Santo Agostinho. O mestre recebeu uma faixa e uma estrela guia.

        De acordo com o diretor cultural da FRERJA a condecoração é uma forma de expressar o reconhecimento pela dedicação e abnegação praticadas pelos mestres no cumprimento da missão assumida. “A condecoração é concedida aos mestres dos grupos de reisados de todo país com mais de trinta anos de participação efetiva nos grupos desta tradição da cultura popular”, concluiu.

Comentários