VR: Usuários aprovam reforma da passarela de pedestres no Aterrado
Recuperação geral será entregue em 23 de dezembro, às 10h; cobertura de aço galvanizado começou a ser instalado nesta segunda-feira (dia 21)
A reforma da Passarela de Pedestres Luiz Vicente Sexto, que liga a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Integração, no bairro Aterrado, será entregue aos usuários no dia 23 de dezembro, uma sexta-feira, às 10 horas. O investimento total é de R$ 100 mil, segundo informou o diretor presidente do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), Marco Antônio Marques: “ a reforma incluiu a recuperação estrutural da sua base, garantindo total segurança à sua utilização, e ainda a pintura geral e troca da cobertura de 1000 m² com telhas de aço galvanizado, ganhando uma vida útil de pelo menos 30 anos de durabilidade e resistência”, informou Marco Antonio. O Furban foi o órgão municipal responsável pela concorrência e fiscalização da obra.
Os pedestres continuaram usando a passarela durante toda a fase da obra, uma vez que meia passarela ficou interditada de um dos lados, tornando possível a passagem na parte liberada. Eles não pouparam elogios ao trabalho que está sendo concluído. Toda a cobertura antiga, danificada, foi arrancada para as correções necessárias, a nova pintura e o novo teto, que começou a ser instalado nesta segunda-feira (dia 21), e já avança para concluir até o final da semana: “O prefeito Neto está saindo, mas deixando tudo pronto para o novo prefeito que vai entrar. Ele tá de parabéns porque a passarela tá ficando ótima”, diz o aposentado Vicente de Paulo, 80 anos, após sair do Restaurante Cidadão, no Aterrado.
O vendedor Wellington Ribeiro Martins, 49, que trabalha no comércio da Avenida Amaral Peixoto disse que o trabalho está ficando muito bom e que a obra está atendendo a necessidade do povo, e dos clientes do comércio das Avenidas Amaral Peixoto, Getúlio Vargas e Aterrado. “A passarela pronta é útil para mim e para todo mundo e tá ficando muito bonita a obra. Não teremos chuva na cabeça e teremos a proteção contra o sol mais forte”, diz José Lourenço da Silva, 68 anos. Vilma Venâncio, Vanilci Santana, Angela Maria de Oliveira, Natália de Souza, que a usam com mais frequência, disseram que além de proteger do sol e da chuva, a passarela encurta o caminho e facilita essa integração entre os moradores, os clientes e o acesso rápido aos dois centros comerciais. Comerciantes próximos acreditam que haverá um aumento de 30% nas vendas. É o que afirmam os comerciantes Alex Cláudio e Ícaro Reis, donos de comércio na Avenida Integração há vários anos.
O diretor do Furban lembrou que a passarela recebeu manutenção estrutural, pintura geral e troca de cobertura. As chuvas causaram algum atraso durante as obras. No total foram realizados três processos licitatórios, com duração média de 40 dias cada, seguindo a legislação vigente. O diretor do Furban explicou ainda que alguns pontos da estrutura metálica da passarela foram substituídos por causa da corrosão pelo tempo. “A maior parte da passarela estava em boas condições de uso. Nós recuperamos a estrutura, a base da passarela e as laterais, garantindo a segurança para os usuários”.
Marco Antonio explicou que durante as obras não foi preciso interditar a passarela para uso público porque o serviço foi executado gradualmente, sem prejuízo do seu funcionamento, sendo feito uma parte completa e depois a outra. Segundo informações técnicas sobre o uso de telhas de aço galvanizadas, esse produto é a solução mais prática contra a oxidação e corrosão, porque combinando resistência e a durabilidade do aço com uma camada protetora de zinco, impede a decomposição e a ferrugem. O processo de aplicação do zinco no aço é chamado de galvanização ou metal galvanizado. Além de ser muito durável e fácil de instalar, o material é resistente a estragos provocados pela água, resguarda contra a ferrugem e corrosão.
Comentários