VR vai ofertar vacina de prevenção à coqueluche para profissionais da Educação que atuam em berçários
A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou ainda mais o público-alvo para a vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular tipo adulto), que previne contra a coqueluche. A aplicação faz parte do esquema vacinal da gestante, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI), mas no final de outubro o público foi ampliado para as mães com filhos de até um ano de idade e, agora, serão beneficiados profissionais da Educação que atuam nas creches, atendendo crianças de até um ano em berçários.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, após uma avaliação nos estoques da vacina, decidiu-se ampliar ainda mais o público-alvo para a dTpa. “Os profissionais da Educação, das redes Pública e Privada, devem procurar a unidade da Atenção Primária em Saúde mais próxima de casa. Mas é importante ressaltar que será necessária a comprovação da atividade”, disse Milene.
Ela reforçou que os profissionais de Saúde que, por exemplo, trabalham em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal, cardiologia infantil, recebem a vacina na unidade em que atuam pelo serviço municipal de Saúde.
“Recebemos o alerta da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, sobre a ocorrência de mortes por coqueluche em menores de um ano no nosso estado, em decorrência da não vacinação das gestantes com a vacina dTpa, que deve ser ministrada a partir da 20ª semana de gravidez. Por isso, seguimos a orientação do governo do estado e ampliamos a vacinação no município”, acrescentou.
A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete especificamente o aparelho respiratório e se caracteriza pela tosse seca intensa.
Comentários