Image
12 fevereiro, 2016
Comentários

Zôo de Volta Redonda ganha filhote de onça-pintada

População poderá escolher o nome do animal, que passa por adaptação e deve entrar em exposição na próxima semana

Uma onça-pintada macho de 11 meses é a mais nova atração do Zoológico Municipal de Volta Redonda - Zôo VR. O animal chegou na última sexta-feira (dia 5), vindo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em Manaus (AM).
“Após um pequeno período de quarentena, para que a equipe do zoológico avalie as condições do animal, a onça será liberada para a visitação”, explicou o biólogo Jadiel Teixeira, diretor do Zoológico Municipal de Volta Redonda.
A onça veio de avião até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e chegou à Volta Redonda por volta de 1h da madrugada de sexta para sábado. A bióloga Natalia Teixeira dos Santos, que trabalha no Zôo VR, conta que o transporte foi tranquilo e que o animal apresenta comportamento normal para a espécie e para a idade.
“Ele ainda é jovem, então pula muito, explora bastante o recinto de exposição. Todos os dias, colocamos um brinquedo diferente, algo para ele se distrair, para tornar a adaptação mais fácil e agradável. Algumas pessoas até confundem ele com a jaguatirica, pois eles possuem o mesmo tamanho atualmente, mas o nosso novo integrante vai ficar bem maior”, explicou Natalia.
De manhã, a onça é solta e acompanhada de perto pela equipe do zoológico, que verifica se o animal terá alguma alteração no comportamento, se está se sentindo seguro. Um pouco antes do almoço, a onça retorna ao espaço chamado de área de cambiamento, para que o animal reconheça o lugar como seguro, onde ele pode ficar caso se sinta acuado ou com algum problema.
“Por volta das 15h30, fazemos nova soltura para a alimentação. Ele come de 2 a 2,5 quilos de músculo bovino por dia. Depois, deixamos um pouco mais de tempo livre para brincadeiras. Em seguida, ele retorna à área de cambiamento para passar a noite. Se o comportamento dele continuar como está, com adaptação de forma tranquila, acredito que na próxima semana ele poderá ficar em exposição”, disse a bióloga.
CAMPANHA – Como o novo integrante do Zôo VR ainda não possui nome, o zoológico decidiu fazer uma campanha para que os visitantes e a população em geral batizem a pequena onça. Quem quiser participar, basta acessar, a partir do meio-dia desta segunda-feira (dia 15), o site da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – PortalVR.com – e escolher entre as três opções disponíveis: Raoni, nome indígena que significa “Grande Guerreiro; Teçá, também um nome de origem indígena, que significa “Olhos Atentos”; e Lucky, que quer dizer “Sortudo”, em inglês.
ZÔO VR – Único zoológico público do interior do Estado do Rio de Janeiro e maior área verde pública do município, o Zoológico Municipal de Volta Redonda possui um acervo representativo da fauna exótica e nativa com cerca de 400 animais. A diversidade de espécies é grande no zoológico, onde se encontram mais de 200 aves de pequeno e grande porte, como é o caso das emas, a maior ave da América do Sul, podendo atingir 1,65 metro de altura, avestruz, além das araras, tucanos e pavões, que impressionam pelas suas cores e beleza. Já as corujas são famosas pelo exotismo e os gaviões pelo porte altivo. Felinos como leões, tigres podem ser vistos vivendo em amplos recintos, assim como macacos. Há também os répteis, como jacaré do papo amarelo e jiboias, que recebem cuidado especial durante o inverno, através de aquecedores.
O Zôo também conta com atrações diversas para as crianças no parquinho, com escorregador, balanços, pula-pula, cama elástica, labirinto, e pedalinhos – que funcionam no lago do Zoológico. Somente em caso de chuva o serviço de pedalinho é suspenso. O Zoológico Municipal de Volta Redonda funciona na Rua 93-C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 16h30. Para maiores informações os contatos são o telefone (24) 3350-7061 ou o email zoologico@epdvr.com.br.

Comentários