Associação dos Deficientes de Barra Mansa luta há 21 anos por mais dignidade
Respeito, mobilidade, apoio, reconhecimento, saúde e emprego são reivindicações que fazem parte do dia a dia de todo deficiente físico; Neri diz que trabalho deve ser intensificado e pede apoio para instalar fábrica de fraldas
Os mais de 2,5 mil portadores de necessidades especiais de Barra Mansa cadastrados comemoraram no sábado, dia 14, os 21 anos da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Barra Mansa, em um café da manhã, no bairro Boa Sorte, onde reuniu mais de 100 pessoas. O evento foi organizado pelo presidente da entidade, Neri Vicente da Silva e contou com a participação do vereador Rodrigo Drable (PMDB) e da ex-vice-prefeita de Barra Mansa, Ruth Coutinho. Neri lembrou durante o evento, que hoje, os deficientes buscam é respeito, melhores condições de mobilidade urbana, reconhecimento, acesso a tratamentos de saúde e emprego.
- Lutamos há mais de 21 anos para melhorar as nossas condições de vida e pelo respeito. Já vencemos vários obstáculos, mas precisamos de mais apoio. Hoje, passamos por sérias dificuldades. Queremos realizar o sonho da sede própria para instalarmos nossa fábrica de fraldas para atender nossos associados – ressaltou Neri.
Segundo policial aposentado Edberto Barbosa, o número de deficientes em Barra Mansa é muito maior do que os 2,5 mil cadastros existentes na associação. “Dados do IBGE (Instituto Brasileiro Geografia e Estatística) apontam para mais de 15 mil pessoas que possuem alguma deficiência. Isso é preocupante, porque são pessoas que vivem sem apoio e ajuda”, explica Edberto, que há 17 anos se tornou deficiente exercendo a profissão de policial militar.
O funcionário público Paulo Cesar de Souza, que também trabalha numa concessionária de veículos em Volta Redonda acredita que o fortalecimento da associação pode ajudar muitos deficientes que, hoje, estão abandonados a ter mais qualidade e vida. “O Neri me ajudou a arrumar emprego e como gratidão ajudo a associação e outras pessoas que precisam de apoio”, declarou.
Para Ruth Coutinho, que adquiriu deficiência auditiva há alguns anos, o trabalho de Neri Vicente precisa ser valorizado e estimulado. “Todos que sabem o que é ter um problema funcional, entendem como é o dia a dia de um deficiente e eles precisam de apoio e ajuda constante”, destacou Ruthinha.
“Vocês são verdadeiros heróis”, diz Rodrigo Drable
Presente nas comemorações dos 21 anos da associação, o vereador Rodrigo Drable (PMDB) fez uma singela homenagem a Edberto Barbosa, lembrando que, na galeria de heróis do 28º Batalhão da Polícia Militar de Volta Redonda, consta a foto dele como herói ferido em batalha. “Sei que muitos aqui não sabem, mas o Edberto é um grande herói que adquiriu a deficiência trabalhando e defendendo a população na função de policial”, revelou.
Rodrigo lembrou ainda da atuação de Edberto Barbosa no Conselho Municipal de Saúde de Barra Mansa. “A deficiência e falta de condições adequadas de locomoção não impedem o Edberto de ir e vir. Ele é exemplo e é um dos mais atuantes do conselho de saúde. A associação está muito bem representada”, disse Rodrigo.
Para o vereador, problemas de mobilidade precisam ser urgentemente solucionados para facilitar o dia a dia dos cadeirantes, principalmente. “Barra Mansa não tem condições adequadas para os deficientes. Conheço o Paulo Marcelo há muito tempo e sei como é difícil o dia a dia dele. Vocês são heróis por morarem numa cidade como Barra Mansa que não oferece condições de mobilidade”.
Comentários