Carnaval 2026: Bloco da Vida leva enredo ‘Baile de Máscaras’ para a avenida neste sábado em VR
Primeiro e maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil, o Bloco da Vida vai desfilar neste sábado (14), a partir das 20h, na Rua 14, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, reunindo cerca de 600 componentes, divididos em 13 alas, incluindo bateria, além de quatro carros alegóricos. Para o Carnaval 2026, o tradicional bloco levará para a avenida o enredo “Baile de Máscaras”.
“Será um desfile com elegantes minuetos, avançando pelos continentes, mostrando como as máscaras atravessaram épocas e culturas, assumindo funções que vão do sagrado ao lúdico, do ritual ao artístico e ao social. O objetivo é reforçar esse caráter histórico-cultural do Bloco da Vida, um dos maiores símbolos do Carnaval de Volta Redonda”, afirma o carnavalesco Paulo Bernardo.
O samba-enredo – que terá à frente João Felipe como intérprete oficial e compositor, além da equipe de harmonia com o cantor Sérgio Luiz, Reco do Cavaco (Edson Oliveira) e Júlio Cocó no cavaquinho, e Magno Batista da Silva no violão – convida o público a uma viagem pela história e pelos significados das máscaras – artefato milenar presente em cerimônias religiosas, manifestações culturais, festas, eventos, decorações e rituais de diferentes povos e civilizações ao longo do tempo.
“A letra do samba nos leva a um grande baile pela história, fazendo referências como Veneza, a Grécia Antiga e os rituais africanos, mostrando esse fascínio da humanidade pelas máscaras e seus simbolismos. Fala de emoção, identidade e liberdade de expressão no Carnaval, um espaço onde todos podem ser o que quiserem, por trás da máscara da ilusão”, detalhou Paulo Bernardo.
O coordenador do Bloco da Vida, Ricardo Ballarini, destaca, ainda, o reconhecimento do bloco por seus enredos criativos e pelo reaproveitamento de materiais na confecção de fantasias e alegorias.
“A proposta é juntar arte, sustentabilidade, inclusão social e economia, levando saúde, convivência e alegria para a nossa Melhor Idade. Sem falar na alegria e encantamento que o bloco proporciona ao público que assiste, além de fortalecer a identidade cultural do Carnaval de Volta Redonda”, explica Ballarini, lembrando que o bloco terá um segundo desfile previsto para o dia 28 de fevereiro, também no mesmo local, contando novamente com a participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Fundado em 1998, o Bloco da Vida reúne foliões com mais de 55 anos e é formado, em sua maioria, por participantes de projetos voltados à Melhor Idade desenvolvidos pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), Assistência Social (Smas) e pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), por meio da Academia da Vida Oscar Cardoso. Ao longo de sua trajetória, o bloco já chegou a reunir cerca de 1,5 mil componentes.
Samba-Enredo – Carnaval 2026
Intérprete oficial e compositor: João Felipe
Harmonia:
Cantor: Sérgio Luiz
Cavaquinho: Reco do Cavaco (Edson Oliveira) e Júlio Cocó
Violão: Magno Batista da Silva
Bloco da Vida – “Baile de Máscaras”
Nesta festa eu vou me acabar
Lá vem Veneza com seu baile encantado
Bota a máscara e vem sambar
Tem mistérios e segredos no clarão do luar
Mistérios que vou desvendar
Quem é você? Eu sou Colombina
E você, quem é? Eu sou Arlequim
Tu és a dama mais linda do salão
A flor mais bela do meu jardim
Bis
O riso e o drama em cena coroado
Na Grécia nasceu a emoção
Da dor e da glória
A máscara fez um retrato na história
Dos povos da Terra um canto ecoou
Na África antiga o rito dançou
É milenar a sua marca em cada povo
Um manifesto de expressão cultural
Em cada civilização
Eu posso ser o que eu quiser
Por trás de você
Neste Carnaval da ilusão
Refrão
Tira a máscara, Brasil tropical
A melhor idade é meu sonho real
Cores e tambores, um brilho no olhar
No Bloco da Vida, o baile vai começar


Comentários