Black Friday e Natal: CDL-BM orienta empresários sobre o uso do Pix no comércio
De fato, a modalidade de pagamento feita pelo Pix revolucionou as movimentações bancárias e facilitou a vida das pessoas. Com ele, em segundos, é possível realizar transferências ou pagamentos sem cobrança de taxas. No entanto, o número de golpes e fraudes com Pix vem crescendo nos últimos meses, em âmbito nacional e no comércio de Barra Mansa com casos recentes sendo divulgados.
Segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, o Pix é usado por 71% da população. Os dados apontam que a aprovação do serviço tido alta e na faixa de jovens entre 18 a 24 anos, a satisfação chega a 99%.
Mas, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP) houve aumento de 251,9% no número de ocorrências no período entre janeiro de agosto de 2021 em comparação com este ano em todo o Brasil.
Esse número passou de 189 em 2021 para 665 no mesmo período deste ano.
Visando o fluxo maior de pessoas na cidade e consequentemente de aumento em vendas em datas próximas como o Black Friday e principalmente o Natal, a CDL de Barra Mansa tem divulgado em seus canais de comunicação um alerta ao empresário para a segurança em suas vendas e os cuidados com fraudes, em especial na modalidade de pagamento com o Pix.
“A pandemia acelerou os processos de inovação tecnológica e a população está cada vez mais acostumada a utilizar novos meios de pagamentos. Ao mesmo tempo o lojista se adaptou e ampliou as formas de pagamento oferecidas. Mas assim como nas demais modalidades, é importante que o empresário se resguarde durante suas vendas. Que se proteja, que esteja atento à segurança nas vendas”, disse o presidente da CDL Barra Mansa, José Paulo Nogueira, destacando a importância de o empresário fazer o cadastro do cliente, a busca do CPF e dados, e consultar esse cliente principalmente para que suas vendas a prazo sejam feitas em segurança a fim de evitar a inadimplência.
As orientações da entidade para quem utiliza o Pix em seus negócios, são:
- Desconfie de mensagens e solicitações de instituições financeiras que envolvam seus dados pessoais e financeiros. Entre em contato com o seu banco, com o número que está atrás do cartão, para confirmar o pedido;
- A transferência com Pix só é possível dentro do aplicativo do seu banco ou operadora, fique atento para links e sites falsos;
- Ao receber um pagamento via Pix, esteja com o seu aplicativo de banco acessível para conferir o extrato na hora da transação ou aguarde a compensação para confirmar;
- Esteja atento e não responda mensagens no automático. Sempre verifique a veracidade do que você recebe.
“São procedimentos que nós, empresários, podemos achar que na correria na loja não valem à pena serem feitos. Mas são essenciais para que um prejuízo não aconteça devido aos golpes e fraudes. Treine suas equipes, coloque as regras para que todos sigam corretamente e estejam atentos principalmente nesse fim de ano que já se aproxima e traz intensos fluxos nas lojas”, finaliza José Paulo.
Comentários