BM: Compod intensifica trabalhos na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas
A Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod) de Barra Mansa, que tem como objetivo conscientizar e auxiliar a sociedade acerca dos malefícios provocados pelo uso abusivo de drogas e álcool, tem atuado de forma contundente no município no ano de 2023.
De acordo com o coordenador César Thomé, tem aumentado consideravelmente o número de dependentes químicos que estão se automutilando. “Este ano está sendo desafiador pelo crescimento no número de automutilação. Elas se machucam e escondem da família, que muitas das vezes não percebe o ocorrido. O motivo, além do uso excessivo de drogas, é por ansiedade e também pela síndrome do pensamento acelerado (SPA)”.
Síndrome do Pensamento Acelerado
Esta condição clínica tem relação com a quantidade e a velocidade de processamento dos pensamentos. Quando a mente fica repleta deles e o cérebro trabalha de forma acelerada, a pessoa pode sentir dificuldade para relaxar, levando aos desgastes físico e emocional. “Os jovens, principalmente, ficam muito tempo no celular e não conseguem desligar ou focar em outras coisas. Você vai à igreja, na escola ou em outro lugar, e a maioria das pessoas está mexendo no aparelho telefônico, dividindo a atenção”, completou Thomé, que acrescentou as drogas que estão em moda no momento pela juventude.
- Além de maconha, cigarro, crack e cocaína, que são drogas que já estão na rotina dessas pessoas, estão aumentando de forma significativa o consumo de cigarros eletrônicos e drogas sintéticas. Como se tem pouco estudo destes entorpecentes, o risco de causar algum dano na saúde do usuário é muito maior – completou o coordenador.
As pessoas que precisam de ajuda para se livrarem desses vícios podem contar com o serviço da Compod, que é gratuito e conta com parcerias com a Clínica de reabilitação Espaço Reviver, CAPS-AD e unidades de saúde. O auxílio também pode ser feito via WhatsApp através do telefone (24) 99907-6512.
A assistente social da UPA Centro, Simone Cardoso, falou da importância da parceria com a Compod. “Sabemos dos danos que as drogas causam na vida das pessoas e por isso nós, como unidade de pronto atendimento, temos acolhido essas pessoas e seus familiares, realizando uma escuta qualificada, o atendimento médico e a internação, quando necessária. A parceria com a Compod entra depois da alta do paciente, onde ele recebe todo o acompanhamento necessário”, concluiu.
Comentários