02 março, 2017
Comentários

Carnaval de Quatis atraiu muitas pessoas de toda a região

Para prefeito, “Município mostrou que é possível fazer carnaval com custo menor sem prejuízo ao brilho da festa”


Para o prefeito Bruno de Souza (PMDB), o carnaval 2017 em Quatis “foi de muita animação, homenagens e a certeza do dever cumprido no que diz respeito à cultura enquanto direito essencial da população”. Lembrando que a prefeitura diminuiu praticamente pela metade os custos com a organização da festa este ano, investindo a economia na compra de medicamentos e na recuperação de ambulâncias, Bruno afirmou que “a administração mostrou ser possível fazer um bom carnaval e ao mesmo tempo garantir os serviços essenciais à população, sem afetar o brilho do evento”.

Além dos bailes populares realizados a partir das 22 horas, de sexta-feira, dia 24, à madrugada da quarta-feira de cinzas, 01 de março, os quais atraíram uma média diária de dez mil pessoas, segundo cálculos da segurança do evento, o desfile dos blocos carnavalescos levou muita alegria, diversão e samba de raiz para a passarela da Avenida Nossa Senhora do Rosário. Já na Praça Teixeira Brandão, palco dos acontecimentos culturais, políticos e históricos do Município, as matinês promovidas nas tardes de domingo e terça-feira proporcionaram a mesma animação para as crianças.

- Nos quatro anos anteriores, de 2013 a 2016, o custo médio do carnaval de Quatis ficou em aproximadamente R$ 130 mil por ano. Já em 2017, aplicamos R$ 68 mil na organização do evento. Mas a redução de quase 50 por cento nesta despesa não tirou o brilho do carnaval. A prefeitura conseguiu proporcionar cinco dias de muita diversão para milhares de pessoas, mas especialmente para o povo de Quatis. Deixo o meu agradecimento a cada um que, direta ou indiretamente, ajudou no sucesso da festa, incluindo as pessoas que vieram para a rua brincar o carnaval, moradores de Quatis e moradores de outros municípios – disse Bruno.

A programação do carnaval de Quatis em 2017 foi aberta já na sexta-feira, com a apresentação dos blocos Amigos da Banda e da Feliz Idade. Este último é formado por idosos atendidos pelas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Já nos quatro dias seguintes, mais seis blocos desfilaram pela Avenida Nossa Senhora do Rosário, quatro dos quais concorreram ao título de campeão do concurso de blocos carnavalescos.

O Bloco Flatis conquistou o primeiro lugar, seguido pelas agremiações Dinâmica do Corpo e Pinga na Tenda (segunda e terceira colocações, respectivamente). A entrega dos troféus aos três primeiros lugares ocorreu na noite de terça-feira, no palco principal. Depois de receber a premiação, o bloco Pinga na Tenda desfilou novamente, atravessando toda a extensão da Avenida Nossa Senhora do Rosário, desde a esquina com a Praça Getúlio Vargas até a esquina com a Praça Teixeira Brandão.

A noite de terça-feira foi marcada ainda pela homenagem aos agraciados com o título de “Destaque Quatiense do Ano”, honraria concedida anualmente pela Prefeitura de Quatis, sempre durante o carnaval, aos moradores da cidade que, ao longo da história do Município, contribuíram com a vida cultural, comunitária e histórica da cidade.

Em 2017, foram agraciados com o título José Máximo (Varinha), folião tradicional da cidade e autor do livro Nos Carnavais da Vida; Maria de Souza Silva, a dona Tinita, fundadora do Grêmio Recreativo Mocidade Independente da Biquinha; Ricardo Sales Fonseca, outro carnavalesco tradicional de Quatis. Os três receberam a homenagem no palco principal, por volta das 23 horas.

A relação de agraciados neste ano com o título “Destaque Quatiense” incluiu também Nair Maria da Conceição Paixão e Júlia Maria Esperança da Conceição, ambas líderes comunitárias na comunidade quilombola de Santana, além de Manoel Lançoni, o seu Neguinho, fundador da Escola de Samba do bairro São Benedito.

Comentários