CDL Barra Mansa celebra Jubileu de Ouro com café da manhã festivo
Um evento marcado pela alegria, pela emoção e por diversas homenagens. Foi assim o café da manhã da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa, que completou seis décadas no último sábado, 25 de março. Para celebrar os 60 anos de uma história dedicada ao comércio e seu desenvolvimento, a sede da entidade, no bairro Ano Bom, recebeu, na manhã desta quarta-feira (dia 29), membros da diretoria, associados, ex-presidentes, autoridades, imprensa e personalidades do movimento lojista. O evento também oficializou a posse da nova diretoria executiva, eleita para o biênio 2023/2024, que tem como líder o presidente Gleidson Gomes, proprietário da empresa Varejão Têxtil.
“A CDL não tem projetos de presidentes, mas sim projetos da entidade. E agradeço a cada líder que por aqui passou, deixando seu sonho e que hoje só estamos dando continuidade. O comércio nada mais é que uma estrada que leva o produto ao consumidor final. E essa estrada, com o tempo, vai ficando desgastada. Mas Barra Mansa tem um comércio coeso, unido e isso é um diferencial para nós. E quando a gente fomenta o comércio, a gente gera emprego e renda no nosso município”, afirmou Gleidson Gomes, agradecendo o apoio da família, em especial do pai, o ex-presidente da CDL-BM e atual diretor de Produtos e Serviços da entidade, Jair Francisco Gomes. “A vida é a maior escola para quem não quer aprender com conselhos. E eu posso dizer que, na minha vida, pude pegar muitos atalhos, pois tive o senhor como companheiro, como amigo e, acima de tudo, como espelho”.
Na ocasião, Gleidson recebeu do presidente da Federação do Comércio Lojista do Estado do Rio, Fabiano Gonçalves, o Pin de presidente da CDL Barra Mansa para o novo mandato. Fabiano aproveitou a oportunidade para saudar Jair Francisco Gomes, que o empossou em 2011, quando foi eleito o presidente mais jovem da CDL Niterói. “E hoje eu tenho a oportunidade de empossar seu filho Gleidson. Isso é o ciclo positivo do movimento lojista e esse é o nosso desafio, fazer com que nossos filhos sucedam nos negócios das nossas famílias. Por trás de um patrimônio líquido e de um contrato social, estão os melhores anos das vidas de seus fundadores. Estão as lutas, as tristezas, as vitórias e as conquistas”, destacou o presidente da FCDL-RJ, que ainda lembrou as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19 ao setor lojista. “Ainda hoje estamos pagando a conta com todos os empréstimos que tivemos que contrair para manter nossas lojas de pé. Lojista é assim, luta, trabalha e se reergue. Vocês, novos diretores, estão recebendo um grande legado e Gleidson foi escolhido dentre todos esses grandes líderes para dar continuidade a essa história”.
Homenagens
Durante o café da manhã, o ex-presidente da CDL-BM e membro do Conselho Consultivo, Antônio Feris Filho, recebeu homenagem extensiva aos demais ex-presidentes que deixaram seu legado na história da entidade. Ele recebeu a comenda das mãos da vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, também presente ao evento.
Fundada em 1940, a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, além de ser destaque na cidade levando seu nome para todo o Brasil, também é parceira de longa data da CDL, sendo associada desde 2002, utilizando e valorizando os produtos e serviços da instituição. Pela parceria, a Cooperativa foi uma das homenageadas.
Aproveitando o mês da Mulher, a empresária Juliana Rolim homenageou a coordenadora da Casa Rosa de Barra Mansa, Márcia Ramos, que, com muita dedicação, tem feito um trabalho digno de aplausos, oferecendo acolhimento diário a pacientes em tratamento contra o câncer e seus acompanhantes.
Dinamar da Rocha, a funcionária mais antiga da CDL-BM, admitida quando ainda tinha 16 anos como seu primeiro emprego, teve destaque no evento, devido ao seu comprometimento e zelo pela entidade onde, atualmente, atua como supervisora administrativa.
Anfitriã do evento, a CDL Barra Mansa não poderia ficar de fora e também recebeu homenagens por parte do Conselho Municipal de Política e Atenção às Drogas, em nome do presidente César Tomé; da Câmara Municipal de Barra Mansa, representada pelo vereador Gustavo Gomes; e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), entregue pelo deputado estadual Tande Vieira.
Como tudo começou
O dia 25 de março de 1963 marcou o início de uma nova era para Barra Mansa e hoje, 60 anos depois, representa o desenvolvimento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL BM), uma entidade que se firmou como uma das principais lideranças do comércio e da prestação de serviço na cidade. A propósito, o setor, que a cada ano cresce e se torna peça fundamental nas engrenagens da economia brasileira, é responsável por gerar 60% de emprego e renda em Barra Mansa.
Como parte do sistema nacional do Movimento Lojista, a CDL Barra Mansa compõe as duas mil entidades autônomas, as chamadas Câmaras de Diretores Lojistas (CDLs) do Brasil que, juntas, reúnem 500 mil empresas em 1,4 milhão de pontos de venda, e são responsáveis por 5% do PIB nacional, algo como R$ 340 bilhões por ano e cinco milhões de empregos formais.
Fundada no ano de 1963, a entidade barra-mansense, desde então, busca respaldar os empresários do setor e colaborar com o desenvolvimento regional. O primeiro presidente eleito foi empresário Diógenes Doca – até então, gerente das Casas Buri. A partir desse momento, Barra Mansa passou a se destacar pela grande união entre os lojistas. Um propósito que, segundo a entidade, ainda se mantém firme para os dias atuais.
Atualmente, a CDL Barra Mansa conta com mais de 600 associados e acompanha o crescimento da classe empresarial mostrando os produtos, os benefícios e a segurança em fazer parte do movimento lojista.
Para o atual presidente da entidade, Gleidson Gomes, comemorar os 60 anos da CDL é um presente para sua gestão. “Para nós, representa o tamanho e a importância que essa entidade tem na cidade, sendo voz de muitas decisões para o setor. São mais de 700 meses de uma história que cresceu junto a todos em Barra Mansa. São mais de 20 mil dias que trabalhamos, incansavelmente acreditando em nosso município, nas pessoas que aqui moram e nas pessoas que abriram e abrem seus negócios nessa cidade tão acolhedora que nasceu do comércio e que se fortalece nesse setor que mais gera emprego e renda. Foram muitas diretorias que pela CDL passaram ao longo desses anos e a certeza é a de que o legado que passa por aqui é firmado no nosso propósito: junto a vocês, nossos associados, nos tornarmos o elo forte para o desenvolvimento do comércio, que é peça fundamental da cadeia produtiva”, enalteceu Gleidson.
Comentários