Image
30 janeiro, 2018
Comentários

Chuvas deixam Defesa Civil de BM em Estado de Alerta

Volume de chuvas da madrugada causou alagamento de parte da Rua Florianópolis, após transbordamento do Rio Barra Mansa; situação está controlada

A Defesa Civil de Barra Mansa está em estado de alerta após as chuvas da madrugada desta terça-feira (30). Segundo o órgão, o pluviômetro do Parque da Cidade registrou 33 ml de chuva. Ainda as 2:00 o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) informou que o nível do Rio Barra Mansa estava se elevando; às 04:45 foi emitido alerta máximo sobre a situação, que culminou com o transbordamento do rio, por volta das 6:00, e o alagamento de parte da Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança. Às 8:45, o volume de água no rio começou a diminuir. A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para hoje é de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. O site do Climatempo prevê mais 39 ml de chuva nas próximas horas.

O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, explicou que durante o período de verão, quando normalmente ocorrem as pancadas de chuvas intensas, é realizado constantemente o monitoramento dos rios. “Acompanhamos principalmente o Barra Mansa, que frequentemente transborda e provoca o alagamento de ruas e residências da Rua Florianópolis”, destacou.

Serginho disse ainda que por volta das 05:45, a viatura da Defesa Civil trafegou pelas ruas do Nova Esperança com a sirene ligada alertando os moradores para que retirassem os carros da garagem e protegessem seus pertences, entre outras providências.

NÍVEL DOS RIOS

Segundo o Inea, o Rio Bananal está com 25% de sua capacidade e não representa riscos para a população. Enquanto a Represa do Funil, em Resende, está operando com 65% de sua capacidade de reserva e a vazão de 136 metros cúbicos por segundo, considerada normal. Já o nível do Rio Paraíba do Sul está em 1,96, comum para este período do ano.

Até o momento, não há registro de queda de árvores, barreiras e alagamento em outros pontos da cidade. Também não há informações sobre problemas relacionados à suspensão do fornecimento de energia elétrica.

Comentários