Image
08 novembro, 2017
Comentários

Codec discute problemas na segurança pública em Barra Mansa

Conselho recebeu representantes das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal

Representantes das entidades que integram o Codec BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa) se reuniram no final da tarde desta segunda-feira, dia 06, com o comandante do 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar), coronel Damião Luís Portela; o delegado da 90ª DP (Delegacia de Polícia Civil), Ronaldo Aparecido de Brito, e o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir Pereira. Na pauta do encontro estiveram questões de segurança pública do município e da região, com destaque para a violência registrada na última semana, com a ocorrência de vários homicídios em diferentes pontos da cidade, entre eles o de um estudante, no Centro. Na ocasião, outro rapaz também foi baleado, mas sobreviveu e segue internado.

Em outubro, o comando regional da Polícia Militar havia sido recebido pela diretoria da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) de Barra Mansa a fim de levar à entidade um pedido de apoio. A corporação requisitou insumos e a manutenção das viaturas que atendem ao município, que estão em estado muito precário devido aos problemas financeiros enfrentados pelo governo do Estado do Rio. Na ocasião, a Aciap-BM se comprometeu a discutir o pedido da PM junto ao Codec BM.

Nessa nova reunião, os órgãos responsáveis pela segurança puderam apresentar suas dificuldades e os problemas enfrentados, que são bastante parecidos, causados principalmente pela falta de recursos e investimentos. Outra questão abordada foi a necessidade de uma maior proximidade entre a sociedade e o poder Judiciário para o combate à violência.

- Em Volta Redonda, já temos essa parceria da PM com as entidades e queríamos realizá-la em Barra Mansa também, para fazer com que o policiamento ostensivo seja mantido. Com a baixa de viaturas, por exemplo, esse serviço fica mais difícil – explicou Portela.

O delegado Ronaldo Aparecido Britto afirmou que, embora o município tenha registrado bons índices de esclarecimento de crimes em relação a outras cidades do estado – 46% no ano passado e já chegando a 70% este ano – causa espanto uma cidade como Barra Mansa ter um alto índice de criminalidade. “Não consigo absorver essa criminalidade numa cidade como Barra Mansa. Todos os entes envolvidos na segurança pública têm que ser cobrados em sua responsabilidade. A impunidade é o combustível da violência”, afirmou ele.

O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, agradeceu a integração e cooperação entre as polícias e a guarda e citou a ronda escolar como um exemplo de trabalho que vem dando bons resultados. “Infelizmente, o tráfico fica muito próximo das escolas e, no sentido de coibir, a ronda tem tido sucesso com o apoio das polícias. Nunca esse entrosamento, esse relacionamento com as polícias foi tão bom. Precisamos de estrutura para trabalhar e responder à altura para a população de Barra Mansa”, ressaltou Valcir.

Segundo o presidente do Codec BM, Arivaldo Mattos, ficou acordado que, a curto prazo, o órgão vai se mobilizar para promover o apoio no conserto e manutenção das viaturas da polícia, bem como para a aquisição de insumos, além de buscar maior participação do poder judiciário nas ações para a promoção da segurança pública. Será também solicitada oficialmente à Prefeitura a melhoria no sistema de monitoramento por câmeras, para maior eficiência dos resultados. Foi levantada ainda a possibilidade da realização de um Fórum Regional de Segurança Pública, além da reativação do Conselho Municipal de Segurança Comunitária.

- Essas primeiras medidas são emergenciais, mas muito necessárias para que o trabalho dos envolvidos na segurança pública possa ser realizado. No entanto, esse trabalho tem que continuar, por isso vamos acompanhar e fiscalizar todas as ações e órgãos envolvidos e nos empenhar na realização do Fórum de Segurança Pública, bem como na reativação do Conselho de Segurança Comunitária – disse Arivaldo.

Walker Vitor, representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Codec, também ressaltou a importância do apoio político e a parceria com o poder Judiciário. “Vamos buscar também apoio dos políticos para que esses problemas possam ser resolvidos em nossa cidade, além de nos reunirmos com os representantes do poder Judiciário. A união e o comprometimento de todos os setores é muito importante nesse sentido – frisou ele.

Comentários