19 julho, 2016
Comentários

Coleta seletiva tem nova programação em Volta Redonda

Moradores receberão material informativo sobre as mudanças; Recolhimento e triagem do material beneficia cooperativas e população

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) alterou a programação de coleta seletiva na cidade. De acordo com a chefe de gabinete da SMSP, Valéria Lamim, as mudanças são referentes ao turno e ao dia de recolhimento em alguns bairros, além do novo formato de horário de coleta.
“Anteriormente, tínhamos dois períodos: coleta de dia e coleta de noite. Agora, serão primeiro (das 7h às 14h20) e segundo (das 15h30 às 22h50) turnos. No Eucaliptal, a coleta era às terças-feiras no primeiro turno, e passará a ser realizada nas quintas-feiras, no segundo turno. Outro bairro que teve mudança foi o Vila Americana: antes, era aos sábados, no primeiro turno, e agora será às sextas-feiras, no segundo turno. O Parque do Contorno e a Nova Primavera, que tinham coletas às segundas-feiras, serão atendidos às quintas-feiras, no primeiro turno”, explicou Valéria, citando que cada bairro é atendido uma vez por semana e a coleta é dividida por setores.
“Por exemplo, três bairros próximos formam um setor diário. Em alguns dias são atendidos três setores. São três caminhões no primeiro turno, e três no segundo. Temos também um caminhão que faz compactação leve, diferente da compactação do caminhão de lixo, para atender única e exclusivamente a parte comercial da cidade”, acrescentou a chefe de gabinete.
Para orientar a população sobre as mudanças, serão distribuídos panfletos com informações sobre os dias e horários das coletas, além de orientações sobre materiais recicláveis, descarte correto, separação do lixo, entre outros temas relacionados.
COOPERATIVAS – O material recolhido pela coleta seletiva é todo direcionado a três cooperativas do município: Reciclar VR, Folha Verde e Cidade do Aço, que recebem o material da coleta seletiva, fazem a triagem e vendem. Todas funcionam em espaços da Prefeitura ou alugados pelo governo municipal que também cedeu um caminhão para as atividades. Essa parceria é gerida pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).
“A coleta seletiva já existe há muito tempo em Volta Redonda. Ano passado, foi criado um comitê gestor da coleta seletiva entre secretarias, como Smac, Serviços Públicos, Meio Ambiente (SMMA), Cultura (SMC), Educação (SME), Planejamento (SMP), Guarda Municipal, Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM), Defesa Civil, Gabinete do Prefeito, entre outras. E com esse comitê formado, começamos a fazer um trabalho para melhorar a coleta seletiva e as cooperativas. Conseguimos separar a empresa que realiza a coleta seletiva da empresa que recolhe o lixo comum, o lixo orgânico. Isso melhora para a população, com um atendimento melhor, e para as cooperativas que recebem mais material e têm um preço mais justo”, explicou o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco.
O reflexo do trabalho já é sentido pelas cooperativas, como a Cooperativa de Catadores Folha Verde, localizada no bairro Belmonte. O presidente da cooperativa, Euvaldo Luiz Santana, conta que o número de material recolhido e o lucro obtido com a venda desse material aumentaram 12,9% e 59,2%, respectivamente, se comparado o período entre janeiro e junho deste ano com o primeiro semestre de 2015.
“Hoje somos 16 cooperados e recebemos papel, plástico e metais. Vendemos para empresas, mas sempre para quem paga o melhor preço. Pagamos água, luz, manutenção de alguns equipamentos e o que sobra, a gente soma a quantidade de horas total de todo mundo, calculamos o valor de uma hora e multiplicamos pelas horas trabalhadas. O valor da hora é igual para todo mundo. Algumas pessoas estavam estudando em meio período e fizemos essa flexibilidade de pagar por hora”, explica Euvaldo.
O responsável pela Folha Verde conta ainda que o objetivo é aumentar o número de catadores e de equipamentos, em um local com mais espaço para que a cooperativa cresça e gere mais renda.
“Quando conseguirmos uma área maior, a gente poderá colocar mais uma esteira, até já mandei fazer o orçamento. Estão para chegar alguns equipamentos, inclusive uma prensa, e estou vendo outra prensa, no bairro Voldac, que pretendemos comprar e colocar mais pessoas trabalhando. Temos grupos querendo trabalhar com a gente, até mesmo alguns que já estiveram conosco e que, por algum motivo, saíram e agora, por conta do desemprego, querem voltar. Hoje temos uma esteira de 20 metros e duas prensas. A intenção é colocar mais uma esteira e mais duas prensas, para fazermos a triagem”.
Esse espaço maior está sendo analisado pela Smac. De acordo com o secretário Munir, o objetivo é criar um centro de triagem em uma área da Prefeitura, localizada no bairro Voldac. “Queremos concentrar os cerca de 60 cooperados atuais e atrair novas cooperativas para essa área na Avenida Nossa Senhora do Amparo, que é bem grande. Mas vamos fazer isso gradativamente”, explicou Munir.

Comentários