25 outubro, 2017
Comentários

Com agendamento, Itatiaia segue com vacinação contra a Febre Amarela

 Itatiaia segue com o trabalho de bloqueio vacinal contra a febre amarela por meio da vacinação que acontece nas Unidades de Saúde do município. Porém, a vacinação agora acontece somente mediante o agendamento. De acordo com a coordenadora de imunização, Andrea Millen, o frasco da vacina contém doses para vacinar mais de uma pessoa e para não perder as doses a Secretaria de Saúde adotou o agendamento.

- A vacinação está tendo continuidade em todo o município, porém adotamos o agendamento nas unidades de saúde para que possamos vacinar as pessoas que procuram a vacina em um mesmo dia e assim não desperdiçar as doses - disse a coordenadora. .
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta de imunização é de 26 mil pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 100% da população e até o momento mais de 75% já foi imunizada.

- Estamos seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e reforçamos a importância da imunização. Aqueles que estão dentro do público alvo e ainda não se vacinaram é fundamental que procurem a unidade de saúde mais próxima de suas casas - informa Andréa Millem.

Fazem parte do público alvo estabelecido pela secretaria Estadual de Saúde pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Para a população maior que 60 anos é necessária apresentação da recomendação médica para realizar o procedimento.

Em Itatiaia, a imunização acontece em nove postos. São eles: Policlínica Municipal,Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim. Após o agendamento, para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência.


Dose única - Desde abril a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e adotou a dose única da vacina contra a Febre Amarela.De acordo com a nova determinação, as pessoas que tomaram alguma dose não precisam mais se vacinar ao longo da vida. A mudança segue a orientação da Organização Municipal da Saúde – OMS.

Comentários