Comerciárias de Resende, Itatiaia e Porto Real já podem contar com Secretaria da Mulher
As comerciárias dos municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real já contam com a Secretaria da Mulher. O Sindicato dos Empregados do Comércio fundou, no último dia 11, a secretaria com o objetivo é o de assegurar os direitos das trabalhadoras de sua base territorial. A reunião de fundação aconteceu, na Sala de Capacitação do Sindicato, localizada no 5º andar do Resende Shopping, sala 511, no Centro de Resende. Participaram o diretor Sindical Marco Aurélio Ribeiro, o secretário do Sindicato Flávio Moreira e os membros da Secretaria.
Com o respaldo da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (FECERJ), a qual o Sindicato é filiado, a Se¬cretaria da Mulher tem à frente a dirigente sindical e comerciária Si¬mone Pacheco de Mattos. A Secre¬taria também será integrada pela representante do setor de super¬mercados, Ana Maria Fernandes; dos shoppings, Ana Paula Lima; do Sindicato dos Comerciários, Heidi de Souza Dias; das lojas de rua, Isabel Cristina da Silva Prado e Maria Aparecida da Cruz; dos shoppin¬gs, Miriam Maria Silva Batista; além da assessoria Jurídica, advogada Rita Ribeiro. “Toda a diretoria foi escolhida a dedo para que cada empregado te¬nha representatividade em determi¬nado setor do comércio, por exemplo, lojas de ruas, shoppings, supermer¬cado, sindicato, entre outros”, explicou o diretor Marco Aurélio Ribeiro, que acompanhou todo o processo de implantação da Secretaria da Mulher.
A diretora Simone Pa¬checo de Mattos destaca que a Secretaria da Mulher é de suma importância, tanto para garantir os diretos das comerciárias como também tra¬tar de assuntos ligados ao gênero feminino. “Atualmente, 70% dos postos de trabalho da nossa base territorial do Sindicato é formada por comerciárias. A ideia da Se¬cretaria é garantir os diretos das comerciárias com o objetivo de defender a igualdade de gênero dentro do mercado de trabalho. Assim, estaremos promovendo de forma mais assertiva a deliberação de prerrogativas específicas para as mulheres dentro da convenção, uma vez que a maioria dos diretos que existem são para os homens pelo fato de nossa sociedade é mais masculinizada”, defende Si¬mone, ressaltando que a Secreta-ria da Mulher vai defende os direitos as Leis Trabalhistas; Saúde, Informação e Capacitação.
Simone também informa que a Secretaria vai tratar de questões ligadas ao empoderamento femi¬nino. “A mulher ocupa um papel importante na sociedade e tam¬bém no mercado de trabalho. No entanto, muitas ainda não sabem a força que têm. Precisamos fazer um trabalho de conscientização com as mulheres. A Secretaria da Mulher quer com a ajuda da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Esta¬dos Rio de Janeiro e Espírito San¬to, ser um canal de comunicação e de participação das comerciárias, promovendo ações e debatendo temas diversos do universo femi¬nino e do cotidiano”, salienta.
Para a Simone a Secretaria da Mulher vai ajudar na qualificação profissional das mu¬lheres. “Nossa intenção também passa pela capacitação das mu¬lheres com cursos mais direciona¬dos as nossas trabalhadoras que também querem se desenvolver e crescer na área profissional. Afinal, nós conseguimos fazer uma tripla jornada cuidando da família, da casa e ainda sair para trabalhar”, comenta a secretária, lembrando que as empresas também já têm um pensamento mais positivo sobre a mulher trabalhadora. “Pelo o fato de nós realizarmos nossos traba¬lhos com destreza, mesmo tendo uma tripla jornada, nos últimos anos, as empresas no setor do co¬mércio estão reconhecendo nosso trabalho e começaram a delegar funções que há pouco tempo só eram dos homens como, por exem¬plo, a gerência. No entanto, quere¬mos aumentar ainda mais a partici¬pação das mulheres nestes postos de trabalho. Para isso, queremos ajudar na qualificação profissional mais específica”, completa.
Comentários