23 junho, 2016
Comentários

Defesa Civil de Barra Mansa ensina técnicas de primeiros socorros a soldados do TG

Treinamento total teve duração de 8 horas/aula, com noções básicas sobre atendimento adequado às vítimas

Trinta e seis soldados atiradores do Tiro de Guerra de Barra Mansa participaram na manhã desta quinta-feira, dia 23, do treinamento prático de primeiros socorros, ministrado pela Defesa Civil do município. Resgate de vítimas em local de difícil acesso, checagem e avaliações primária e secundária da pessoa acidentada, batimentos cardíacos e visualização do trauma da cena e transporte do ferido foram algumas das atividades realizadas no Parque da Cidade Carlos Natanael Geremias.

O treinamento segue até a próxima segunda-feira. “Ao todo são 8 horas/aula, divididas entre teoria e prática, nos possibilitando repassar aos soldados noções básicas acerca das ações da Defesa Civil, entre elas: prevenção a incêndios, atuação em situação de alagamento, desmoronamento de terra e acidentes de trânsito”, agente operacional da Defesa Civil, Fabíola Pimentel.

A Defesa Civil realiza esse treinamento há 10 anos. Na avaliação do comandante Aldo, do TG 016, os resultados são extremamente positivos. “Nossos soldados ficam aptos a atuar no próprio município, contribuindo em ações de salvamento de vítimas e prevenção a epidemias, como dengue e outras”, destacou.

A agente operacional, responsável pelas instruções práticas de primeiros socorros, alertou sobre a importância do atendimento adequado. “A cada dez minutos se perde 10% da chance de reanimar uma vítima de parada respiratória, diminuindo consideravelmente suas chances de salvamento. Por isso, a importância do nosso treinamento”, explicou a agente.

Para o soldado Fagner Rodrigues da Silva, de 18 anos, a grande perspectiva é de salvar vidas. “Treinamento adequado é essencial no socorro às vítimas, sejam de acidentes de trânsito ou catástrofe da natureza. O treinamento está sendo muito válido”, disse o soldado.
Nos próximos dias, os soldados atiradores serão incorporados a equipe de combate ao Aedes aegyti para levar aos moradores do município esclarecimentos sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Comentários