16 fevereiro, 2017
Comentários

Deputada Ana Paula Rechuan solicita mais investimentos culturais no interior

 A descentralização de investimentos culturais no estado foi o tema do encontro da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) e do secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni. Em reunião, na quarta-feira, dia 15, a deputada solicitou mais investimentos à projetos que fomentem a cultura do interior, já que grande parte dos recursos ficam concentrados na capital e região metropolitana do estado.

- As atividades culturais não são somente uma forma de lazer para o cidadão, servem para o crescimento pessoal, conhecimento da diversidade cultural. Porém não encontramos projetos culturais por todo o estado, já que os projetos incentivados ficam limitados a Região Metropolitana. E queremos mudar essa realidade, descentralizando a aplicação dos recursos – comenta a deputada Ana Paula Rechuan.

No encontro, a deputada destacou o Projeto de Lei 1196/15, que tramita na Alerj, que altera a Lei 1954/92, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais para a realização de projetos culturais. “Como forma de estimular a chegada de investimentos, nossa proposta é que no mínimo 20% dos recursos incentivados sejam concretizados exclusivamente em projetos realizados em municípios com mais de 160 mil habitantes, já beneficiando municípios do interior”, diz Ana Paula Rechuan.

Na mesma linha, a deputada ainda ressaltou a importância de fortalecimento da identidade cultural das regiões e de sua divulgação dentro e fora do estado. “A região das Agulhas Negras, por exemplo, tem um rico potencial a ser explorado, mas pela falta de incentivo acaba ficando limitado. E com a chegada do secretário André Lazaroni, já percebemos uma visão positiva e mais ampla para investimentos em todo o estado”, destaca Ana Paula.        

O secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, ressaltou sua intenção de fortalecer a política estadual de cultura, ampliando ações para todo o estado. “A Região das Agulhas Negras, e o Sul Fluminense como um todo, tem um potencial turístico e cultural imenso, que precisa ser explorado e incentivado. A cultura deve ser para todos, o que significa ser múltipla, atendendo dança, música, cinema, atividades lúdicas que contribuam para a formação do cidadão”, ressalta Lazaroni.

Comentários