Image
11 abril, 2023
Comentários

Diversidade é tema de formação em Itatiaia

Os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia participaram, na semana passada, no plenário da Câmara Municipal, de uma atividade de formação com a equipe do Centro de Cidadania LGBTI Agulhas Negras. O equipamento faz parte do Programa Rio Sem LGBTIfobia e foi inaugurado em 28 de Junho de 2022, sendo um dos 18 espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro, com abrangência nas quatro cidades da região - Quatis (sede), Porto Real, Resende e Itatiaia.

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia, Marise de Carvalho, a atividade faz parte do projeto "CCLGBTI Itinerante", que objetiva a aproximação com os territórios de abrangência, propiciando espaços de educação permanente para os trabalhadores e potencializando as unidades de atendimento/acompanhamento no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). “O CCLGBTI são espaços de informações, acolhimento e mobilização voltado ao combate a LGBTIfobia. O suporte do projeto é importante para a capacitação dos técnicos no atendimento da população LGBTQIA+”, comenta.



A formação para os trabalhadores do SUAS focou a importância de se posicionar contra a LGBTIfobia em suas diferentes formas, inclusive dentro dos atendimentos e acompanhamentos na Política de Assistência Social. Durante o encontro os participantes destacaram o fato de o Brasil ser o país que mais mata mulheres transexuais e travestis no mundo, segundo a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).



Um dos pontos destacados também foi a questão de se tratar de um público que tem diariamente seus direitos violados, vivenciando situações de vulnerabilidades. Estes fatores reforçam a importância de se defender políticas públicas para a população LGBTQIA+, fomentando atividades de formação e debates constantes sobre esta temática.



O Estado do Rio de Janeiro vem obtendo reconhecimento em suas políticas públicas para a população LGBTI+. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos desenvolve o Programa Rio sem LGBTIfobia, em parceria com a UERJ. A ação conquistou o primeiro lugar no Prêmio Atenas de Políticas Públicas 2022, na categoria de boas práticas de políticas públicas para a população LGBTI+. O estado se destacou no atendimento à população LGBTI+, conquistando também o segundo lugar no ranking de melhor conselho estadual LGBTI+.

Comentários