18 maio, 2016
Comentários

Educação Permanente em Saúde de Resende é premiada pelo Ministério da Saúde

A equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde trouxe mais uma conquista para Resende. A experiência do município na área ganhou o Prêmio Inova SUS 2015 Gestão da Educação na Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com isso, Resende ganhou R$ 130 mil para serem investidos em ações de capacitação dos profissionais de saúde.
Com o tema, “EPensando Resende: um espaço intercessor de afetos, saberes e encontros”, o trabalho relata sobre as rodas de Educação Permanente em Saúde que acontecem no município. O grupo EPensando é um espaço de reflexão e troca de experiências, com o objetivo de melhorar a qualidade da saúde em Resende.
A iniciativa é coordenada pela enfermeira do Hospital de Emergência Ana Paula Andrade, pela enfermeira da Policlínica do Paraíso Eluana Borges, o superintendente de Controle, Avaliação e Regulação da Secretaria de Saúde, Gustavo Fitcher, as psicólogas Renata Villaça e Renata Almeida e a assistente social Marcele de Almeida Ribeiro.
- As rodas contam com a participação de profissionais da Saúde, usuários, representantes da gestão e do ensino. A partir dos problemas encontrados na realidade, são elaboradas hipóteses e possíveis soluções para serem aplicadas à realidade. Por isso é importante a mobilização de toda a rede – explica a enfermeira Ana Paula Andrade.
Segundo Eluana Borges, a verba recebida com o Prêmio será aplicada em um projeto com várias ações que atravessam setores da saúde para a formação do trabalhador e da gestão.
Além de fortalecer a Roda de Educação Permanente em Saúde, que acontece mensalmente no Hospital de Emergência, a intenção é criar mais 30 rodas nas unidades de saúde. Outra ação é a realização do I Fórum Municipal e o I Seminário de Sensibilização sobre o tema voltado para a gestão e a coordenação das unidades.

Comentários