13 fevereiro, 2017
Comentários

Entidades querem criar Observatório Social em Volta Redonda

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, a CDL-VR, é uma das entidades empresariais que estão aderindo ao Observatório Social, que visa ajudar a pensar, planejar e acompanhar as ações do Poder Público. O objetivo é formar um braço do observatório na cidade, com a participação da sociedade, que passará a exercer a cidadania, de forma democrática e apartidária, contribuindo para melhoria da gestão pública.

Os observatórios sociais são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais. A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros.

A primeira palestra de sensibiliação para a criação do projeto em Volta Redonda será no próximo dia 16 de fevereiro, às 19 horas, na sede da Associação Comercial de Volta Redonda (Aciap-VR), no Aterrado, que também é parceria dessa ideia, que vem sendo desenvolvida em todo o país. Será demonstrada, por exemplo, a recuperação, por meio de ações junto ao Ministério Público e outros órgãos de fiscalização, de recursos públicos que estavam sendo utilizados de forma indevida e poderão ser transformados em novos investimentos.

O presidente da CDL-VR, Adriano dos Santos, explicou que cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. "É um grupo formado por empresários, profissionais liberais, professores, estudantes, funcionários públicos e qualquer cidadão que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social”, comentou. Ele disse ainda que o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos", explicou.

Segundo ele, além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como: A educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhara aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos. Também visa a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas. "Outro ponto é a construção de indicadores da gestão pública com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte”, acrescentou.

A Aciap-VR, parceira do evento, fica localizada na Rua Desembargador Assis Chateaubriand, número 18 , no bairro Aterrado. Para confirmar presença basta ligar para o número (24) 3344-8050 ou mandar um email para atendimento@cdlvr.org.br. O evento conta também com do Sicomércio-VR, Sinduscon-SF, MetalSul e o Movimento Vem pra rua VR.

Comentários