Image
29 setembro, 2022
Comentários

Entrevista com o candidato a dep. estadual Tande Vieira

Breve apresentação do candidato

Sou sociólogo, com Mestrado em Administração Pública pela FGV-RJ. Estudei na Universidade BABSON e na Universidade de HARVARD, duas das mais respeitadas dos EUA. Fui presidente da FAETEC-RJ e um dos mais jovens secretários de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio. Trouxe centros de pesquisa internacionais, desenvolvi universidades estaduais, com a criação do programa STARTUP RIO, e construi dezenas de novas escolas em todo o Estado. Fui um dos responsáveis pela abertura dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Química na UERJ de Resende, construi o novo CVT e a nova sede do CEDERJ na cidade, fiz os CVTs de Angra, Barra Mansa, Valença, Rio Claro, entre outros. Fiz a FAETERJ de Barra Mansa, a Escola Técnica da FAETEC em Volta Redonda e a Escola de Restauração em Vassouras. Fui secretário de Saúde de Resende e transformei a saúde do município na 8ª melhor do país. Construi o 1º Hospital Veterinário do Estado do RJ e a 1ª Farmácia Veterinária do país, ambos públicos. Sou preparado e tenho experiência para melhorar tanto a saúde, quanto a Educação Técnica, em todo o Estado do Rio.

Candidato, das várias propostas que você tem caso seja eleito, qual você destaca como principal? Explique brevemente.

Acredito que não podemos ser candidato de uma proposta só, já que os setores se interligam das mais variadas formas. Mas a minha experiência na gestão pública é, principalmente, nas áreas da educação e saúde. Destaco ambas como essenciais para que o cidadão tenha uma vida digna e plena.


Algumas das bandeiras que estão em mais alta no momento são a causa animal e projetos relacionados a idosos, mulheres e crianças. Tem proposta para algum desses temas?

Junto com o prefeito Diogo Balieiro construímos o 1º hospital Veterinário 24h totalmente público do Estado do Rio e a 1ª farmácia veterinária do país, com medicação 100% gratuita. Também adquirimos dois castramóveis e realizamos mais cirurgias de castração que a capital, proporcionalmente falando. Como deputado estadual, vou levar essa experiência de sucesso para os demais municípios do Estado. Quanto aos idosos, é preciso oferecer saúde pública de qualidade e humanizada, além de serviços de lazer para esse público, como os Centros de Convivência do Idoso, que ofertam atividades diversas para esse grupo. Já as mulheres precisam de políticas específicas. Recriar a secretaria estadual de políticas para as mulheres vai ajudar a fortalecer esse debate e garantir mais proteção, igualdade e serviços de qualidade. Entre as propostas, vou criar o programa “Viva sem medo”, que vai oferecer apoio emocional, psicológico, educacional, profissionalizante e financeiro para mulheres que sofrem violência doméstica e que desejam superar essa situação. Quero garantir que exames preventivos e de mamografia sejam ofertados em horários alternativos pela rede pública, como à noite e aos sábados, - como fizemos em Resende - para que as mulheres que trabalham possam se cuidar fora do horário de trabalho. Já para as crianças, vamos criar mecanismos de reduzir a evasão escolar e criar escolas de período integral e vocacionais, que têm como base desenvolver competências individuais das crianças e jovens.

Após a pandemia da Covid-19 estamos, gradativamente, retomando a economia. Qual a sua proposta para a geração de emprego e renda?

Precisamos rever o sistema tributário estadual, reduzindo-o para atrair empresas, principalmente para os municípios do interior, gerando mais empregos e movimentando a economia. Também é preciso incentivar os pequenos agricultores e criar feiras exclusivas para a comercialização dos produtos.

Comentários