Image
29 setembro, 2022
Comentários

Entrevista com o candidato a dep. estadual Thiago Valério

Breve apresentação do candidato
Sou Thiago Valério, tenho 40 anos, casado, dois filhos. Barra-mansense, sou filho de mineiros que vieram para o município quando jovens. Participei ativamente da vida comunitária e religiosa de meu bairro, Vista Alegre. Fui eleito vereador de 2017 a 2020, me candidatei a prefeito nas últimas eleições, recebendo mais de 15 mil votos. Professor, me lanço agora como candidato a deputado estadual para ajudar a recuperar o Estado do Rio e plantar a semente de uma grande transformação, através da Educação, Honestidade e Justiça Social.
Quem me conhece sabe como tentei lutar contra a corrupção em Barra Mansa, quando fui vereador. O mesmo pretendo fazer na Alerj: cobrar transparência e ética das autoridades, prestando contas de todos os meus gastos com o mandato. Sempre estarei aberto para ouvir demandas e batalhar pela efetiva política pública. Então no dia 2 de outubro, vote Thiago Valério 12090 para deputado estadual.


Candidato, das várias propostas que você tem caso seja eleito, qual você destaca como principal? Explique brevemente.
Como professor quero lutar muito pela educação e pela juventude. O Estado do Rio não tem garantido um percentual fixo em sua receita para ser aplicado nas universidades e escolas técnicas do estado (atualmente o tamanho do orçamento é definido por decisão do governador e não por estar previsto em lei). Em São Paulo, referência em boas universidades, existe essa lei. Vou elaborar um projeto de lei com essa previsão fixa para que os investimentos sejam contínuos e corretos. Assim, será possível ainda a qualificação profissional dos servidores da Educação. Outra ação que é necessária é a implantação do Novo Ensino Médio, garantindo correta aplicação do Fundeb e valorização dos professores.

Algumas das bandeiras que estão em mais alta no momento são a causa animal e projetos relacionados a idosos, mulheres e crianças. Tem proposta para algum desses temas?

Todos esses temas são fundamentais e terão minha atuação, se for eleito para Alerj. A cada dia temos mais pessoas da terceira idade e o Estado do Rio precisa estar preparado para atender as necessidades existentes, tanto na área da saúde, mas também na acessibilidade, mobilidade, atividades esportivas e culturais. Pretendo fiscalizar e elaborar projetos que possam ajudar os idosos nessas necessidades. Sobre as mulheres, há muito ainda o que lutar, mas através da fiscalização, vou batalhar pela igualdade de gênero e valorização salarial das funcionárias públicas em todos os ambientes.
Com a destinação de emendas impositivas por parte dos deputados, que vigorará na Alerj no próximo ano, pretendo destinar verbas do Estado para construção de creches, principalmente em Barra Mansa. E também para a causa animal. As ONGs que batalham sozinhas terão uma atenção especial nessa destinação de emendas.


Após a pandemia da Covid-19 estamos, gradativamente, retomando a economia. Qual a sua proposta para a geração de emprego e renda?
Para a geração de emprego e renda vou trabalhar na Alerj pelo aprimoramento da legislação tributária estadual, não apenas com redução de impostos para alguns setores da economia, como também promovendo maior agilidade no licenciamento para novas empresas. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam de mais informações para receberem microcréditos e precisamos fortalecer a agropecuária e o artesanato na nossa região, áreas muito fortes. Um ponto que considero primordial é lutar pelo Polo de Tecnologia e Informação do Médio Paraíba, que seria o primeiro na Região Sudeste do país.

Comentários