Entrevista com o candidato a dep. federal Ademir Melo
Breve apresentação do candidato
Com quase 15 anos de atuação na política, sou formado em Direito e servidor público do Saae de Barra Mansa há 47 anos. Filho de Sebastião da Cunha Melo (em memória) e Terezinha Melo, sou casado com Cileide, com quem tem três filhos: Maria Cláudia, Caroline e Yuri. Também sou avô do Guilherme, João, Stela e Aloísio.
Sempre dediquei boa parte de meu tempo a ajudar as pessoas mais necessitadas, sendo eleito vereador em 1996, 2000 e 2004. Fui o parlamentar mais bem votado da história de Barra Mansa, com 4.107 votos, e um dos 20 mais bem votados do país, percentualmente.
Durante 12 anos no Legislativo Municipal, fui presidente da Câmara por seis vezes e o vereador com maior número de projetos de leis apresentados e serviços sociais implantados na região. Em 2009, assumi uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Nos anos seguintes, me dediquei ao Clube Municipal, do qual sou presidente. Sempre procurei manter as portas do centro de lazer e recreação da cidade abertas à população.
Muito ligado à família, em 2016 senti profundamente a morte do meu pai, encontrando força e apoio nos amigos que cultivei ao longo da vida e na família, que me incentivaram a retornar ao cenário político em 2022, me candidatando a deputado federal.
Candidato, das várias propostas que você tem caso seja eleito, qual você destaca como principal? Explique brevemente.
A primeira solicitação protocolada para a readequação ferroviária em Barra Mansa foi feita por mim, quando fui Presidente da Câmara Municipal. Lutei e continuarei lutando pela conclusão das obras. Em Brasília, poderei buscar novos recursos para as etapas finais do projeto. O prefeito Rodrigo Drable é muito articulado e está fazendo um excelente trabalho, mas é preciso um representante na Câmara Federal para viabilizar o restante dos investimentos necessários para que este sonho dos barra-mansenses seja concretizado.
Além desta questão, outras melhorias em infraestrutura e mobilidade são necessárias, como a construção de uma ponte e um viaduto ligando os bairros Vista Alegre, Vila Maria e Vila Nova à Rodovia Presidente Dutra, mais passarelas sobre a Via Dutra. Vou cobrar da CCR RioSP e do DNIT a construção desses equipamentos para garantir a segurança dos moradores. Também vou cobrar do governo federal o início imediato das obras de duplicação da estrada na altura da Serra das Araras, em Piraí.
Algumas das bandeiras que estão em mais alta no momento são a causa animal e projetos relacionados a idosos, mulheres e crianças. Tem proposta para algum desses temas?
Vou buscar implementar ensinos técnicos para toda população e, com isto, trazer parcerias com as empresas da região, aumentando a quantidade de aprendizes e estagiários. O esporte também é muito importante para as crianças e os idosos, por isso, vou buscar incentivos para ampliar aulas de artes marciais, futebol, vôlei e ginástica para todos.
Ampliar a fiscalização sobre o atendimento dos planos de saúde, que estão caros e não atendem quando os cidadãos mais precisam, principalmente a Terceira Idade, também é um de meus objetivos se eleito deputado federal.
Após a pandemia da Covid-19 estamos, gradativamente, retomando a economia. Qual a sua proposta para a geração de emprego e renda?
Barra Mansa possui inúmeras áreas às margens da Rodovia Presidente Dutra que podem ser desapropriadas. Vamos pedir apoio do Governo Federal para conseguir recursos e incentivos para criar áreas para instalação de polos industriais. Podemos fazer essas desapropriações através de emendas.
A instalação de um entreposto de grãos em Barra Mansa, como parte do projeto do Porto Seco de Angra dos Reis é fundamental para reduzir os custos da saca do milho e outros grãos. Com este projeto vamos alavancar a geração de empregos e fortalecer a indústria local, como granjas, por exemplo. A malha ferroviária que liga Angra dos Reis a Barra Mansa, prevê investimento de R$ 200 milhões.
Comentários