14 julho, 2016
Comentários

Estudantes brasileiros participam da final do Desafio Mundial de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas

Estudantes brasileiros foram finalistas do prestigiado Desafio Mundial de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas. A competição testa os conhecimentos dos alunos do ensino fundamental nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática e tem como um dos principais objetivos incentivar os jovens seguir carreira na indústria automotiva.


Ao longo dos últimos três meses, os alunos de duas escolas no Brasil projetaram e construíram um veículo de passeio de controle remoto capaz de enfrentar as mais difíceis pistas de teste off-road como ponte de cordas, depressões com água e terrenos rochosos.

A final mundial aconteceu em Coventry, região central do Reino Unido, com mais de 130 estudantes de 13 países para concorrer ao título de Campeão do Mundo. As equipes foram julgadas nas capacidades off-road de seus veículos, bem como os projetos relacionados à pesquisa, marketing e habilidades de produção, demonstrados ao longo do projeto.

“Estamos muito satisfeitos que os estudantes brasileiros tenham participado deste programa educacional. Espero que a participação nessa emocionante competição inspire-os a seguir futuras carreiras na indústria automotiva, incluindo trabalhar na nova fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia", comenta o diretor de operações da Jaguar Land Rover, Neale Jauncey.

Para Beatriz Barbosa da Silva, de 18 anos, líder da equipe Breaking Limits (ou, em português, Rompendo Limites) e aluna da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), participar do Desafio Mundial de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas foi uma experiência incrível.

“Nosso veículo foi projetado com uma suspensão híbrida feita de ímãs e molas que não precisa de óleo e manutenção e impressionou a todos no evento. Nós gastamos 360 horas no projeto o que fortaleceu nosso trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e habilidades de comunicação que, com certeza, nos ajudarão ao longo de nossas carreiras. Depois dessa experiência, todos da equipe desejam trabalhar futuramente na fábrica brasileira da Jaguar Land Rover, seja como engenheiros elétricos ou mecatrônicos”, comentou Beatriz.

No próximo ano letivo, o programa será lançado às escolas em todo o Brasil. Como parte de seu compromisso de criar novas oportunidades para os 12 milhões de pessoas até 2020, a Jaguar Land Rover trabalha, globalmente, em conjunto com as comunidades próximas às suas instalações de produção. Nos últimos 18 meses, a empresa criou fortes ligações com a comunidade local no Brasil, criando novos programas para inspirar a próxima geração de engenheiros automotivos, incluindo o Desafio Land Rover 4x4 nas Escolas.

"Estamos orgulhosos dos fortes laços que estabelecemos com as comunidades próximas às nossas unidades fabris e estamos ansiosos para a construção e fortalecimento futuro das nossas relações com os vários grupos da comunidade, incluindo escolas e faculdades locais”, complementa Jauncey.

A Jaguar Land Rover abriu recentemente a sua nova fábrica em Itatiaia, primeira unidade totalmente própria fora do Reino Unido, que produzirá tanto o Range Rover Evoque quanto o Land Rover Discovery Sport.

Os alunos brasileiros da FIEC e da Escola Técnica da Universidade de Campinas — outra equipe brasileira que também participou da competição — apresentaram os seus veículos 4x4 em miniatura para convidados ilustres, no mês passado, durante a abertura do novo no Centro Educacional (EBPC), localizado dentro na unidade fabril em Itatiaia. O EBPC proporcionará passeios educativos, atividades em sala de aula e programas relacionados à empregabilidade para até 12 mil jovens a cada ano.

"O Desafio Land Rover 4x4 nas Escolas inspira os alunos e os envolve por meio de sua aplicação prática do aprendizado em sala de aula. Todas as nossas equipes que participaram da final mundial assumiram o desafio e produziram um trabalho excelente. Nós presenciamos uma competição muito disputada com desenhos engenhosos, bem como a paixão e compromisso que tem ajudado as equipes a produzirem o seus veículos Premium”, acrescenta Nelson Vale, gerente internacional do projeto Land Rover 4x4 nas Escolas.

Comentários