Image
27 maio, 2022
Comentários

Ex-reitor da UFF, Roberto Salles esteve em Volta Redonda nesta semana

Roberto Salles foi reitor da Universidade Federal Fluminense de 2006 a 2014. Nesse período, foi o responsável pela construção do polo do Aterrado/UFF-Volta Redonda, trazendo mais desenvolvimento para a cidade e possibilitando a criação de oito cursos de Ciências Humanas, Exatas e Sociais. Salles, pode contar com o apoio do prof. Wainer, à época diretor do polo e grande colaborador.
  Além disso, na sua gestão, aconteceu a ampliação da Escola de Engenharia, com 3.000 m2 acrescidos ao prédio Edil Patury, que abriga as salas individuais dos professores e pesquisadores, secretarias e coordenações dos cursos de Pós-graduação, além de sala de alunos, salas de aula, sala de seminários e salas de reuniões. Também foi criado o curso de engenharia de agronegócios.

  Outra conquista de sua gestão para os estudantes de Volta Redonda foi a implementação do Ônibus Estudantil – BUSUFF.

Em junho desse ano a UFF passa novamente pelo processo de consulta à comunidade universitária para escolha do seu próximo Reitor. E Roberto Salles concorre novamente ao cargo, ao lado da professora Izabel Paixão, pela Chapa 3 UFF Plural.

  Nessa nova etapa, o professor tem planos para implementar muitas melhorias na UFF. Os transportes intercampi, (busUFF) serão modernizados, também deseja promover cursos de capacitação para técnicos administrativos, extinção do ponto biométrico, garantia da jornada de trabalho de 30h e possibilitar o incremento do trabalho remoto e/ou implantação do teletrabalho, entre outras propostas.
 
  Salles visitou todas as salas de aula do Aterrado e da Faculdade de Engenharia, realizou reuniões com os estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade, divulgando o programa da Chapa 3 UFF Plural. “Queremos ouvir a comunidade. Acreditamos que todas as decisões devem ser tomadas em conjunto com os alunos, técnicos e professores”.

  O professor também esteve em reunião com o Prefeito da cidade, Antônio Francisco Neto, e participou de programas de rádio, falando sobre a importância da parceria entre o município e a Universidade. Por fim, encerrou a visita apresentando suas ideias a comunidade acadêmica em um debate, na UFF do aterrado.









Roberto Salles e Izabel Paixão

De origem humilde, Salles começou a trajetória na UFF como bolsista no Instituto Biomédico até chegar ao cargo de reitor em 2006. Responsável pelo crescimento vertiginoso da UFF entre os anos de 2006 a 2014, faz questão de frisar que "veste a camisa" da universidade e por isso tenta uma reeleição em que busca "colocar a UFF nos trilhos e fazê-la sorrir novamente".
É atualmente, professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: borrelia burgdorferi, borreliose de lyme, leptospirose, elisa indireto e virologia.
  Membro permanente do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense; membro eleito para compor a Câmara de Legislação e Normas - CLN do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense, até 2018. Atualmente coordena o GT Educação Superior instituído pela Câmara dos Deputados e é Membro Fundador da Organização Mundial Kairós para transformação educativa.


Já a professora Isabel Paixão, que poderá ser a primeira vice-reitora eleita por votação, é pesquisador 2 do CNPq, cientista do projeto Nosso Estado e Chefe do Laboratório de Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha, foi a responsável pelos exames de Covid-19 realizados na UFF no período de pandemia.
  Exerceu o cargo de Pró-reitora substituta na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI). Foi diretora do Instituto de Biologia da UFF (2015-2019) e Chefe de Departamento de Biologia Celular e Molecular.



Comentários