20 fevereiro, 2017
Comentários

Hemonúcleo de Resende quer aumentar estoque de sangue para o carnaval

Doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 11h

A chegada do carnaval, motivo de alegria e de comemoração para a maioria das pessoas, é também um motivo de preocupação para o Hemonúcleo de Resende, que precisa aumentar o estoque de todos os tipos de sangue para enfrentar o feriadão com tranquilidade. Pensando nisso, a direção da unidade está realizando uma campanha de conscientização, que tem por objetivo sensibilizar a sociedade e conquistar mais doadores.

De acordo com a médica responsável pelo serviço, Rosa Emília Bruno, para atender a demanda local com segurança, o Hemonúcleo precisa de cinco a 15 doadores por dia, mas esta frequência nem sempre é assídua. Rosa lembra que a solidariedade das pessoas é fundamental para manter o estoque em dia.

- A gente passa o dia a dia se preocupando com uma série de coisas e esquecemos de fazer a doação, que é um gesto simples, mas que pode salvar vidas. Ao entrar no Hospital de Emergência para visitar alguém, lembre-se de ir ao Hemonúcleo, que fica bem ao lado, e fazer a sua doação – apela Rosa.

Segundo a médica, para ser um doador é necessário: ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis para fazer a doação); pesar mais de 50 quilos; estar saudável (sem sintomas de gripe, febre ou outro problema de saúde); além de estar bem alimentado (é proibido fazer a doação em jejum). No dia da coleta, o doador também precisa levar um documento com foto e, se fizer uso de medicamentos, deve levar os remédios para serem avaliados.

Como doar - As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 da manhã. O Hemonúcleo fica numa área anexa ao Hospital de Emergência, ao lado do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), no bairro Jardim Jalisco. Mais informações pelo telefone 3381.4834.

Comentários