Itatiaia adere ao ‘Programa Criança Feliz’ do Governo Federal
A adesão ao programa foi aprovado na manhã de hoje (16) pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)
No início da semana, a Prefeitura Municipal de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, aderiu ao programa Criança Feliz, do Governo Federal. A iniciativa irá favorecer as famílias dos beneficiários dos programas Bolsa Família e que recebem o Benefício de Prestação continuada BPC/LOAS. O termo foi aceito pela Secretaria e hoje (16) a adesão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Raquel Rocha, o Programa Criança Feliz, do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil.
- A adesão é mais uma conquista para o nosso município e estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir o desenvolvimento infantil. O interessante deste projeto é que as famílias também serão acompanhadas – ressaltou Raquel.
O público alvo do programa são as gestantes e crianças até três anos de idade beneficiárias do Bolsa Família e as de até seis anos que recebem o Benefício BPC/LOAS.
- As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas para apoiar a família no desenvolvimento da criança até 6 anos – acrescentou Cristiane Barcelos, Diretora do Sistema Único de Assistência Social.
O Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.
Para o líder do executivo, Eduardo Guedes, a ação fortalece os vínculos sociais e promove o cidadão pois irá garantir recursos e apoio técnico para os visitadores domiciliares, que serão responsáveis para apoiar as famílias.
- Essa iniciativa servirá para apoiar, interagir, capacitar e informar as mães, os pais e os cuidadores para promover o desenvolvimento infantil. Foi o nosso compromisso de campanha e que estamos estendendo em nossa gestão a preocupação com as famílias carentes de nossa cidade. Iremos buscar mais parcerias e possibilitar investimentos em todas as áreas para que possamos dar autonomia a esse cidadão. Sabemos que a criança se desenvolve em seu meio social nos anos iniciais de vida, e isso é prioridade para nós – declara o Eduardo Guedes, o Dudu.
Objetivos do Programa Criança Feliz
§ Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
§ apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;
§ cuidado permanente com a criança em situação de vulnerabilidade da gestação aos seis anos de idade;
§ colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância;
§ estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família;
§ facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.
Comentários