Itatiaia aplica 2ª dose da vacina bivalente em idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos
As unidades básicas de saúde de Itatiaia já estão aplicando a segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19. O reforço está sendo oferecido a idosos acima de 60 anos e grupos de pessoas imunossuprimidas com mais de 12 anos de idade e que já tenham tomado a última dose do imunizante há mais de seis meses.
Para receber a dose é necessário apresentar documento de identificação e o comprovante de vacinação. No caso do grupo de imunossuprimidos, deve-se apresentar o comprovante da sua condição, que pode ser o cadastro da sua unidade de referência ou documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, além de CPF ou CNS do usuário.
A determinação do Ministério da Saúde tem como pano de fundo o surgimento de uma nova variante do vírus no país que tem causado aumento de casos da doença no Ceará, com predominância em Fortaleza. O esquema vacinal continua sendo duas doses do esquema primário com vacinas monovalentes para a população de 6 meses a 59 anos e um reforço anual com a vacina bivalente a partir de 18 anos. Crianças e adolescentes permanecem com esquema de dois reforços com as vacinas monovalentes.
Estão no grupo de imunossuprimidos:
• Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
• Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
• Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses 120 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias;
• Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até l0kg;
• Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão. Pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias);
• Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
• Pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
• Pessoas com neoplasias hematológicas
Comentários