Novos conselheiros tutelares tomam posse em Barra do Piraí
Tomaram posse, na manhã desta quarta, 10, os cinco novos conselheiros tutelares, titulares e suplentes para o próximo mandato, de 2024 a 2027. O evento aconteceu no Centro Cultural Rosemar Pimentel, no Centro, e envolveu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os novos conselheiros são: Rafael Pires Lima Amadeu, Ângela Vitalina de Souza, Rúbia Santos Galdino, Jorge Henrique da Cunha Oliveira e Denise Martins Gonçalves.
Já o secretário interino de Governo, Francisco Barbosa Leite (que representou o prefeito Mario Esteves), pontou sobre a figura dos poderes constituídos, para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “Necessitamos construir elos para o fortalecimento das instituições, sobretudo às que cuidam dos direitos humanos. O Executivo municipal é um desses que precisa direcionar seu olhar ao amanhã, às crianças e adolescentes. Costumamos dizer que são o futuro, mas isso só dará se formos capazes de construir um presente decente, com igualdade”, frisa Chico Leite.
Em entrevista, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves – que estava em agenda com representantes do Governo do Estado -, desejou sorte aos novos conselheiros. “A administração municipal, desde 2017, tem primado em readequar as instituições e órgãos e ser parceira das instituições, como as que cuidam dos direitos de crianças e adolescentes. Hoje, o Conselho Tutelar de Barra do Piraí é reconhecido na região. E estaremos de mãos dadas com cada um e cada uma que tomou posse, para fortalecer e dar alicerce aos que mais precisam”, arremata o chefe do Executivo.
Representando os conselheiros tutelares, Denise Martins Gonçalves relembrou do papel do órgão na proteção de crianças e adolescentes. “Somos um colegiado e, antes da posse, já estávamos pensando como uma família. E cada um de nós, em Barra do Piraí, sabemos dos direitos de cada uma de nossas crianças e dos nossos adolescentes. Vamos trabalhar pela igualdade e pela defesa desses seres indefesos, sabendo dos deveres, de todos nós, dos pais e da sociedade como um todo”, afirma.
Comentários