Image
30 junho, 2016
Comentários

Obra de construção de nova ponte no bairro Casa de Pedra em Volta Redonda tem início

Ponte irá transpor o córrego Cafuá; investimento é de R$ 430 mil e previsão é que obra dure cerca de cinco meses

        A nova ponte que será construída para a travessia do córrego Cafuá, na Rua 719, no bairro Casa de Pedra, teve início esta semana. A obra, que vai custar R$ 430.938,93, terá duração de 150 dias e deverá ser concluída até o final de novembro. A nova ponte irá interligar o trânsito entre os bairros Jardim Tiradentes e Casa de Pedra, mantendo ainda as operações de retorno e fluidez do trânsito na Rodovia dos Metalúrgicos. Além disso, a obra vai melhorar o fluxo das águas pluviais no córrego Cafuá.
De acordo como secretário municipal de Obras de Volta Redonda, o engenheiro José de Alencar de Oliveira Ramos, a nova ponte está sendo construída dentro das normas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
        “Na próxima semana a nossa equipe estará batendo as estacas de contenção nas paredes laterais do córrego. Esta é a primeira fase da obra. A nova ponte vai substituir o tubo que existe no local e que já passou por vários serviços paliativos e que estava com a sua estrutura comprometida”, disse Alencar lembrando que existe outro projeto - que irá complementar esse que está sendo realizado - para recompor as margens assoreadas do córrego.
        Para a nova estrutura da ponte foi adotada o tabuleiro em estrutura mista, composta por seis vigas metálicas em um único vão livre de 12 metros, lajes pré-moldadas e moldadas no local, de concreto armado. A solução em vão único e altura reduzida das vigas metálicas foi escolhida para se obter uma menor redução do leito do córrego, mantendo a seção original, conforme recomendação do Inea. A estrutura em concreto armado (laje do tabuleiro) com 168 m² de área substituirá o tubo ARMCO existente, permitindo a passagem dos veículos que trafegam pela Rodovia dos Metalúrgicos sobre o córrego Cafuá.
        A equipe responsável pela obra é composta por 34 funcionários da secretaria de Obras, entre eles, engenheiros, encarregado, motorista, carpinteiro, armador, pedreiro, servente, ajudante, serralheiro, montador e soldador.

Comentários