Image
25 abril, 2023
Comentários

Obras: Balanço aponta investimentos de R$ 50 milhões em Paraty

O ex-secretário de Obras de Paraty, Fabrício Soares, assumiu a titularidade da Secretaria de Governo. Antes de passar o cargo ao seu substituto, fez uma prestação de contas sobre as atividades já realizadas pela pasta. Um dos destaques, segundo ele, foi a universalização da prestação de serviços na cidade, sem diferenciar a zona costeira da zona rural e do centro urbano.
Um dos grandes desafios vencidos por sua gestão foi a iluminação pública. Ao todo, são mais de sete mil pontos de iluminação por todo o município. “Criamos uma equipe competente e demos condições para o desenvolvimento do trabalho, com novos equipamentos e novas tecnologias. Não temos mais reclamações nessa área”, afirmou. Outro destaque, segundo o Fabrício, é o saneamento básico.
“Com quase 500 quilômetros de rede de água e 43 pontos de captação, abastecemos toda zona rural e costeira. Não existem mais ligações de mangueira preta. Realizamos obras de abastecimento de água para as comunidades de Praia Grande, Pedras Azuis, Mato Dentro e Trindade”, enumerou Soares, lembrando que a Secretaria desenvolveu o programa ‘Sanear Costeira’, que visa, além da captação e distribuição de água, o tratamento do esgotamento sanitário através do sistema de biodigestores. “O Sono e Ponta Negra já estão sendo beneficiados e Cajaíba será a próxima”, disse.
No centro urbano foi renegociado o retorno das obras de saneamento e providenciada a instalação de cinco elevatórias e mais 17 quilômetros de rede de recalque. “Iniciamos a instalação da ETE-Cidade e da ETE-Trindade, além de já termos entregado a ETE-Tarituba e projetado mais cinco unidades para as zonas rural e costeira. Estamos em negociação com o governo federal e estadual”, destacou o ex-secretário.
O programa ‘Caminhos de Paraty’, instituído pela Secretaria de Obras visando à manutenção de 35 estradas vicinais da zona rural em mais de 130 quilômetros de extensão. “Realizamos ali, permanentemente, obras de microdrenagem e recomposição de leito. Respeitamos o direito de ir e vir dessa parcela da nossa população”, disse Fabrício.
O ‘Programa Limpa Rio’ também foi realizado em parceria com o Governo do Estado com objetivo de limpar e desobstruir os dois principais rios de Paraty. “Também deixamos concluído o ‘Projeto Delta’, que orientará o fluxo do Rio Matheus Nunes e desobstruirá a área do cais pesqueiro e de turismo. Com isso, vamos atenuar as cheias e melhorar a navegação”, explicou Fabrício.
Centro Histórico
Área de importância econômica e cultural para Paraty, o Centro Histórico recebeu serviços de mobilidade, contenção, manutenção e iluminação. “Criamos um ciclo de capinas e limpeza em todo o município que obedece a uma estratégia vegetativa e observa as datas dos principais eventos turísticos. Demos especial atenção ao lixo, principalmente sua dispensa, através de programa de orientação e da fiscalização”, enumerou, acrescentando que o departamento técnico da Secretaria deixa vários projetos já planilhados em diversas áreas da infraestrutura. “Somente junto ao Governo do Estado são quatro pontes, além da infraestrutura da Jabaquara, Prainha de Mambucaba e do Centro Esportivo da Ilha das Cobras, superando R$ 50 milhões em investimentos”, emendou Fabrício Soares.
Além de todas essas benfeitorias, a Secretaria de Obras na gestão de Fabrício Soares também trabalhou de forma significativa na valorização do funcionalismo e no combate aos danos causados pelas chuvas no início do ano. Agora quem assume a titularidade da pasta é o vereador licenciado, Valceni Sanica.

Comentários