02 fevereiro, 2018
Comentários

Orçamento Participativo 2018 começa a ser aplicado em VR

Integrantes do Comitê do Orçamento Participativo se reuniram para discutir acompanhamento das licitações de obras nos bairros e regimento interno


Os integrantes do Comitê Municipal do Orçamento Participativo se reuniram na última quarta-feira, dia 31, para analisar as medidas em andamento para a execução do Orçamento Participativo 2018. Entre os assuntos abordados estavam os investimentos nos bairros aprovados no ano passado e que serão executados este ano. Uma verba de R$ 30 milhões do Orçamento Municipal foi reservada para os investimentos nos bairros.


Estes investimentos foram aprovados após uma ampla mobilização e participação de associações de moradores, dos movimentos populares, nos debates e votação, nas sugestões por Orçamento Digital e por decisões em assembleias nos bairros. Os valores são proporcionais aos pedidos de cada comunidade. “O foco deste encontro é a realização dos investimentos do Orçamento 2018 com a solução de vários problemas nos bairros com os investimentos públicos”, destacou o secretário de Planejamento, Julio Andrade.


O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, no bairro Aterrado, e contou com a presença de gestores públicos, movimentos populares e associações de moradores, que debateram o processo de execução das obras, o regimento interno de funcionamento do comitê, o acompanhamento e fiscalização das licitações setoriais para a realização das obras já aprovadas. O comitê, eleito no ano passado é formado por 29 membros.


A verba de R$ 30 milhões, liberada pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, será utilizada nas obras colocadas como prioridades para os bairros dentro do Orçamento Participativo, incluindo as revindicações votadas e aprovadas e aquelas apresentadas no Orçamento Digital pelos cidadãos. O processo envolveu ampla participação popular, assembleia nos bairros, com cada comunidade definindo as obras prioritárias e aquelas de emergência dentro do OP 2018.


O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Vila Rica, Mauro Coelho, mostrou se satisfeito com o desempenho do governo municipal em relação aos investimentos aprovados para os bairros: “Cada bairro ganhou, do governo municipal, um investimento para ser gasto no próprio bairro. Isto sim é um orçamento participativo. O prefeito está fazendo uma política pública de fato em favor do Orçamento Participativo, olhando para os bairros de forma efetiva e com transparência, sendo que as obras podem até sofrer uma adequação, mas o investimento é garantido porque foi aprovado com total participação das pessoas que estão fazendo parte do comitê”, disse Mauro Coelho.


O prefeito Samuca Silva reforçou a importância da participação da sociedade. “Estamos construindo um novo modelo de Governar. Valorizamos o diálogo e a participação das pessoas na construção da cidade”, disse o prefeito.

Comentários