Pinheiral incentiva vacinação infantil contra Covid-19
Iniciada no município na última semana, a Prefeitura Municipal de Pinheiral faz um apelo quanto à importância da vacinação infantil contra a Covid-19 em crianças com comorbidades de 5 a 10 anos e sem comorbidades, de 11 anos. De acordo com o Instituto Butantan, um dos principais motivos para isso se dá devido a redução da transmissão da doença que evita também o surgimento de novas variantes, impede casos graves e mortes nesse público-alvo e aumenta a cobertura vacinal no país.
Quanto a possíveis riscos que a vacinação contra a Covid-19 possa surtir nas crianças, vale ressaltar que, de acordo com pesquisa realizada com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) através da Agência Brasil, as chances de uma criança ter quadros graves da doença superam qualquer risco de possíveis reações ou efeitos colaterais relacionados ao imunizante da Pfizer.
Ainda de acordo com a pesquisa, a vacina está sendo utilizada em crianças de 5 a 11 anos em 30 países, com cerca de 10 milhões de doses aplicadas somente nos Estados Unidos e no Canadá. Além disso, dentre as 8 milhões de crianças vacinadas no país, 4% apresentaram eventos adversos pós vacinação, enquanto 97% entre esses casos foram leves.
Por meio da pesquisa é enfatizado que qualquer possível risco grave relacionado a imunização é inferior ao que vem sendo observado nos casos de covid-19 em crianças, visto que, de janeiro a dezembro de 2021, um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz mostrou que houveram 1.422 mortes por síndrome respiratória aguda grave decorrente da doença na faixa etária até 19 anos. A síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, quadro que gera inflamações em diferentes partes do corpo, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou órgãos gastrointestinais, é outra complicação gerada pela Covid-19, que desde o início da pandemia ocasionou 85 óbitos e registrou 1.412 casos somente no Brasil.
Em Pinheiral, a vacinação infantil contra a Covid-19 em crianças de 5 a 10 anos com comorbidades e de 11 anos sem comorbidades segue em vigor de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família.
O Secretário Municipal de Saúde, Everton Alvim, pede aos pais e responsáveis que confiem na ciência e vacinem suas crianças. "Reforçamos a importância da vacinação em crianças para controle de casos graves da doença, principalmente crianças com comorbidades, que apresentam os sintomas ainda com maior gravidade. A imunização desse grupo, bem como de todos os demais, é de suma importância para a cobertura vacinal do nosso país e para o fim da pandemia. Podemos observar que apesar do aumento de casos positivos da doença, o número de óbitos atual não se compara aos anteriores registrados entre 2020 e o começo de 2021. Nossa população local, nacional e mundial precisa que tenhamos confiança na ciência e nas coisas boas que ela tem a nos proporcionar. Não deixem de vacinar seus filhos, não os privem disso. Vacina salva vidas!", afirmou.
Comentários