Image
15 maio, 2023
Comentários

Porto Real e SENAR realizam Curso de Prevenção de controle de queimadas

Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SMMA, em parceria com o Sindicato Rural de Barra Mansa (SENAR), foi ministrado um Curso de Prevenção de Controle de Queimadas. O Curso, em duas etapas, sendo a teórica na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no bairro Novo Horizonte e a prática em uma área de pasto próximo da ponte nova de Porto Real. Participaram do Curso, o Diretor da Defesa Civil de Porto Real, Bruno de Souza; os agentes José Carlos Augusto Filho, Ronei Souza Soares, Leandro Augusto de Souza e Luiz Flausino Motta; além dos guardas-civis Maicon Almeida de Oliveira e
Fagner Aparecido; guarda ambiental,

Clodoaldo Ribeiro e de bombeiros civis voluntários. "Agradeço a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e ao Sindicato Rural de Barra Mansa, pois a prevenção e o combate às queimadas é um tema importantíssimo para o desenvolvimento do nosso trabalho" - Frisou Bruno.





Segundo informações da SMMA, o objetivo do oferecimento deste curso é a prevenção e controle de incêndios florestais, que provocam a destruição de ecossistemas e o desequilíbrio ambiental da fauna e da flora. O Secretário de Meio Ambiente, Mauro Ettore, destacou que a secretaria vem adotando medidas efetivas para evitar os danos causados pelos incêndios florestais, garantindo a preservação e conservação do meio ambiente. A SMMA informou que os incêndios são causados, na maioria das vezes, por um agente humano e provoca vários danos ao solo, vegetação e ao ar atmosférico, por isso conscientiza e orienta a população para respeitar as Leis Ambientais, construir aceiros e realizar a limpeza das áreas de pasto e plantio com métodos manuais ou mecanizados.







O Tenente Coronel Bombeiro Militar Luciano Mello, Subcomandante do Comando de Bombeiros da área Sul do Estado e o instrutor do SENAR, Silvio Nogueira de Andrade ministraram o curso e destacaram a importância dos voluntários civis participarem, pois em uma emergência, até a chegada da Defesa Civil e dos Bombeiros, as primeiras ações de combate podem evitar resultados trágicos como perdas materiais irreparáveis e até mesmo mortes.


Comentários