Prefeitura de BM vai implantar novo Sistema de Registro Integrado
Medida visa atrair novos empresários para a região
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 30, uma reunião no gabinete do prefeito Rodrigo Drable para tratar da implantação do novo Sistema de Registro Integrado (REGIN), que vai complementar o sistema anterior. Esta ação visa estabelecer diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas, criar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
Este sistema visa desburocratizar os procedimentos, reduzir os prazos, integrar o processo de registro e da legalização, além de compartilhar os dados entre os órgãos que participam do registro e da legalização. O REGIN, que funciona como um integrador estadual vai analisar o nome da empresa na Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), o endereço, a atividade municipal, a análise de risco com os bombeiros e também o geoprocessamento e a de inserção de orientações por município.
De acordo com o Superintendente de Informática da Jucerja, José Luciano da Silva, esta medida visa atrair o empresário que pretende investir na região. “Aqui na prefeitura já existia um programa com menos funções. Agora, vamos implantar essas modificações para o sistema ficar completo, podendo liberar licença de meio ambiente, licença da vigilância sanitária e até alvará online, sem que o usuário precise se deslocar até a prefeitura. Esta iniciativa vai atrair o empresário de investir aqui na região”, revelou.
José Luciano também falou da participação do Sebrae neste projeto. “O Sebrae vai colocar um consultor para mapear o andamento deste novo sistema. Vamos ganhar em agilidade e economicidade, já que não precisará ter locomoção e nem gastos com cópias”.
O prefeito Rodrigo Drable destacou que esta ação terá custo zero para os cofres do município. “Além de gerarmos economia com a desburocratização do sistema, este novo programa que será implantado não terá custo para a prefeitura, já que é um serviço disponibilizado pela Jucerja, com parceria do Sebrae. É um grande passo para o desenvolvimento da cidade“, ponderou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, o REGIN vai direcionar as empresas para o melhor tipo de negócio. “O REGIN vai proporcionar ao empresário a implantação da sua empresa no município em um tempo mais rápido com menos burocracia, podendo com isso atrair mais empresas para cidade e também direcioná-las para qual o melhor local de se abrir e também o seu tipo de negócio”.
Além do prefeito, do superintendente da Jucerja e do secretário de Desenvolvimento Econômico, participaram da reunião a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Planejamento, Jorge Melhem e funcionários da Secretaria de Fazenda, da Informática e do Sebrae.
Comentários