Prefeitura de Quatis diminui custos com Carnaval e investe mais na saúde
Recursos economizados estão sendo aplicados na recuperação de ambulâncias e na compra de medicamentos
Numa comparação com a média dos recursos financeiros destinados pela Prefeitura de Quatis à organização do carnaval da cidade nos últimos quatro anos (de 2013 a 2016), os gastos com a edição da festa em 2017 foram reduzidos praticamente à metade. A informação foi destacada hoje, pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB), ao frisar que parte da verba economizada na realização do carnaval está sendo investida na compra de peças visando à recuperação de três ambulâncias e na aquisição de medicamentos que vão reforçar o estoque das unidades de saúde, entre outros serviços das áreas essenciais.
Levantamentos da área financeira da prefeitura mostram que, durante a primeira gestão do prefeito Bruno de Souza, iniciada em janeiro de 2013 e encerrada no mês de dezembro do ano passado, a média anual da verba aplicada na organização do carnaval girou em torno de R$ 130 mil. Já no carnaval de 2017, cuja programação será aberta nesta sexta-feira, dia 24, às 20 horas, na Avenida Nossa Senhora do Rosário, o custo total do evento será de aproximadamente R$ 68 mil.
Bruno destaca que uma das medidas voltadas à redução das despesas com o carnaval em 2017 foi a animação dos eventos apenas por som mecânico e DJ. Neste ano, a prefeitura não contratou nenhuma banda para animar os eventos.
- Diante da crise financeira, que afeta o país e a grande maioria dos municípios brasileiros, e em razão também do nosso comprometimento em priorizar os recursos financeiros em outros setores essenciais ao dia a dia da população, vamos fazer um carnaval bem enxuto, mas ao mesmo tempo estaremos garantindo uma das mais importantes tradições do povo quatiense, que é o carnaval, além de manter viva uma das grandes manifestações populares do povo brasileiro – declarou o prefeito.
Com a economia registrada na redução de custos do carnaval, de acordo com Bruno, a Secretaria Municipal de Saúde já abriu processos para a compra de medicamentos destinados, entre outros serviços, aos módulos do Programa Saúde da Família dos bairros Mirandópolis, Jardim Pollastri, Jardim Independência e Nossa Senhora do Rosário, onde funcionam duas unidades do mesmo programa. A aquisição de medicamentos vai reforçar também os postos de saúde dos distritos de Falcão e São Joaquim, os dois situados na zona rural de Quatis.
O resultado da diferença nas despesas entre o carnaval deste ano e o carnaval dos quatro anos anteriores possibilitou ainda, nas últimas semanas, a recuperação de três ambulâncias, as quais já estarão de prontidão para atender os moradores de Quatis durante a realização dos eventos carnavalescos deste mês.
Uma das ambulâncias ficará de prontidão no Hospital São Lucas, instituição filantrópica que mantém um convênio com a prefeitura para o atendimento de emergência na cidade. Nos dias normais, as outras duas ambulâncias atuam no atendimento das unidades médicas da Secretaria Municipal de Saúde, mas durante o feriado prolongado do carnaval também vão reforçar o atendimento aos casos de urgência.
Comentários