06 julho, 2016
Comentários

Prefeitura de VR recupera área pública ocupada irregularmente no Santa Cruz

Ação da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Guarda Municipal retirou rancho de área do Saae-VR

        Uma ação conjunta da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC) de Volta Redonda, Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), e Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), recuperou nesta terça-feira (dia 5) uma área pública ocupada irregularmente no bairro Santa Cruz. Na área, onde funcionava uma antiga caixa d’água do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), foi construído um pequeno rancho, com galinheiro, uma cobertura (paiol) e diversas cercas.

        “Essa desocupação é resultado de uma ação pública iniciada em 2015, depois de diversas denúncias feitas à Defesa Civil, Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) e GMVR. O responsável foi notificado pelo menos duas vezes, e não tomou nenhuma providência para retirar a construção, por isso cumprimos a ordem de demolição, recuperando uma área do Município”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Rubens Siqueira, acrescentando que a desocupação foi pacífica. “O responsável entendeu, não houve nenhuma objeção, a operação foi realizada com tranqüilidade.

De acordo com Siqueira, a área passará a ser monitorada permanentemente pela Defesa Civil. “Essa área vai passar a ser monitorada constantemente pela Defesa Civil, em um trabalho continuado que fazemos em outras áreas da cidade, para evitar novas ocupações. E toda área pública onde houver irregularidades nós vamos atuar, sempre respaldados pela lei”, frisou o coordenador.

Após a demolição, todo o material será recolhido pela SMSP, que vai promover a recuperação da área, com plantio de árvores e plantas ornamentais. A operação envolveu três agentes da Defesa Civil; três agentes da GMVR; e 15 homens da SMSP, e foi utilizada uma retroescavadeira na demolição. Como o local é de difícil acesso – em uma ladeira que não permite a subida de caminhões – todo o material terá que ser retirado manualmente, para ser recolhido por caminhões. De acordo com os responsáveis pela operação, cerca de 4 a 5 caminhões de material deverão ser retirados do local, sendo encaminhados para o Aterro Municipal.

Comentários