17 julho, 2024
Comentários

Presidente do Crea-RJ vai empossar mais 42 inspetores no interior do estado

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado do Rio (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, vai empossar mais 42 inspetores esta semana. Nesta quarta-feira, dia 17 de julho, Fernández empossa 24 novos inspetores, em cerimônia no Instituto Federal Fluminense (IFF), que vai sediar o Seminário de Emprego e Renda na Indústria do Petróleo, em Campos, no Norte Fluminense. Na sexta-feira, dia 19 de julho, será a vez de 18 novos inspetores, em solenidade na Inspetoria do Crea-RJ em Rio das Ostras.


Na semana passada, no dia 9 de julho, foram empossados 24 inspetores em solenidade na Universidade de Barra Mansa. Os inspetores do Crea-RJ vão atuar como representantes da entidade junto a entidades públicas e privadas de suas regiões, colaborando também com a fiscalização do Conselho. A nomeação é publicada em portaria do Crea, mas os inspetores atuam como voluntários, sem remuneração.


Em Campos, além de empossar inspetores, o presidente do Crea-RJ vai participar da abertura do Seminário de Emprego e Renda na Indústria do Petróleo, que terá também a participação do diretor da Manutenção do Instituto Federal Fluminense, Tiago Gomes da Silva Ribeiro; do presidente interino do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio, Luiz Sérgio; do coordenador do Sindipetro do Norte Fluminense e diretor da Federação Única dos Petroleiros, Sergio Borges; e do diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Química da 3ª Região, Marcio Franklin.


O seminário – que promete reunir especialistas, profissionais e interessados no setor petrolífero – tem a finalidade de discutir as perspectivas e desafios do mercado de trabalho na região Norte Fluminense. É considerado uma excelente oportunidade para quem busca ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho na indústria do petróleo. As palestras e oficinas oferecerão informações valiosas e dicas práticas para os participantes, abordando desde a elaboração de currículos até a preparação para entrevistas de emprego e a criação de um perfil profissional atrativo no LinkedIn.


“Essa é uma excelente oportunidade de se atualizar sobre o mercado de trabalho e de aprimorar suas habilidades profissionais. Convido a todos para participar do Seminário de Emprego e Renda na Indústria do Petróleo e preparar-se para as novas oportunidades que estão por vir na região Norte Fluminense”, afirmou o diretor do Departamento de Formação do Sindipetro-NF, Benes Júnior.


Uma das palestrantes do seminário será a psicóloga Suzana Soares, que é gerente de Recursos Humanos do Crea-RJ:


“Não basta ser, temos que parecer competentes. Não é o cargo que te faz competente, é a postura. Com foco no desenvolvimento contínuo e no aprendizado adquirido e capacidade de comunicação, o sucesso na empregabilidade é apenas uma consequência”, afirma a gerente de Recursos Humanos do Crea-RJ, Suzana Soares, que é influenciadora digital com 120 mil seguidores no Linkedin (Suzana a Moça do RH) e outros 12 mil no Instagram (@amocadorh).


Além da gerente de RH, vão integrar a comitiva do Crea-RJ o superintendente técnico do Conselho, Leonardo Dutra; a diretora de interior Denise Baptista; os diretores da Mútua RJ, Ana Paula Masiero e Jamerson Freitas; e o chefe de gabinete da presidência, Rodrigo Machado.


De acordo com o Caderno de Negociação do Dieese nº 78, publicado em junho deste ano, o setor de petróleo apresentou um significativo aumento no número de empregos formais no Brasil. Nos 12 meses encerrados em abril deste ano, o número de empregos com carteira assinada no setor cresceu 8%, o que equivale a mais de 7,6 mil novos vínculos. O Estado do Rio de Janeiro foi o grande destaque, com um aumento de 6,3 mil empregos com carteira assinada, consolidando sua posição como o principal polo de oportunidades no setor de petróleo.


Além de participar do seminário, o presidente do Crea-RJ e sua comitiva vão fazer visitas técnicas à concessionária Águas do Paraíba, em Campos, e à Usina Termelétrica Marlim Azul, da Arke Energia, em Macaé. Desde setembro de 1999, a Águas do Paraíba assumiu a concessão dos serviços de saneamento de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Segundo a empresa, 100% da população conta com água tratada e 94% de esgoto coletado e tratado.


Em Macaé, a visita será na Usina Termelétrica Marlim Azul. Inaugurada em novembro passado, a usina da joint venture do Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Power é a primeira a gerar energia elétrica a partir do gás natural do pré-sal. Ao todo, o empreendimento está gerando 565 MW de potência instalada, o que é suficiente para fornecer energia elétrica a 2,5 milhões de residências, por meio de 25 distribuidoras localizadas em 22 estados brasileiros. Desde o início das obras, em 2020, a Marlim Azul gerou mais de 1,5 mil empregos diretos na sua construção.


Fundado em 5 de junho de 1934, o Crea-RJ – que está completando 90 anos de fundação – reúne cerca de 110 mil profissionais de engenharia, agronomia e geociências, além de cerca de 20 mil empresas. O papel principal do Conselho é fiscalizar o exercício legal da profissão, reduzindo os riscos das atividades, na proteção da sociedade.

Comentários