Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro chega em Paty do Alferes
O programa participará da 37ª Festa do Tomate e realizará o cadastramento dos artesãos locais no dia 25 de maio
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) realizará no dia 25 de maio, no município de Paty do Alferes, localizado no Médio Paraíba, o cadastramento dos artesãos no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional e como registro vivo da história local.
Um dos primeiros grandes eventos que o programa - que já percorreu 20 cidades no estado - participou quando transferido para a Sedrap, foi em Paty do Alferes. Para a coordenadora Nea Mariozz, é muito importante voltar ao município para realizar o cadastramento dos artesãos locais, resultado do incentivo da prefeitura com o setor.
“Será um prazer voltar ao município que já nos recebeu de braços abertos, para realizar agora o cadastramento dos artesãos. O nosso objetivo é levar os benefícios do programa como as capacitações em parceria com o Sebrae/RJ, divulgação, qualificações entre outros”, disse.
Para se cadastrar, o artesão deverá levar duas fotos 3x4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Além disso, é necessário apresentar três peças de sua produção e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.
O cadastramento que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, acontecerá de 10 às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Praça Professor Cornélio, n°80, bairro Arcozelo.
37ª Festa do Tomate
A Sedrap participará entre os dias 25 e 29 de maio, da tradicional Festa do Tomate que está em sua 37ª edição. Presente no Pavilhão do Artesanato, a secretaria irá expor peças de artesãos já cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. As instituições vinculadas à pasta, Ceasa-RJ e Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), estarão no Pavilhão Vermelho, com orientação dos profissionais da área agrícola e pesqueira.
Comentários