23 junho, 2016
Comentários

Projeto de valorização da cultura indígena promove formação para professores em Resende

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Diretoria de Direitos Humanos, e a Secretaria Municipal de Educação promovem neste sábado, dia 25, o quarto encontro de formação com os professores das redes públicas e privadas de ensino dentro do projeto “Resgate e valorização da cultura indígena local: Um Olhar Puri". Ele acontece de 7h30 às 14 horas, no polo UAB/Cederj, que fica no Ciep do bairro Santa Isabel.
        De acordo com a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Sheila Freire, o projeto foi lançado em abril de 2015, durante a Semana do Índio, com ações integradas visando a prevenção, cidadania, diversidade, inclusão e a garantia de direitos.
        - É fundamental promover a valorização da história indígena da nossa região através da compreensão das tribos que habitavam em Resende. A política pública de inclusão social para o índio brasileiro prioriza o respeito às diferenças, como um dos princípios básicos da democracia. E a Diretoria de Direitos Humanos acredita que, com o projeto dedicado à valorização e resgate da cultura indígena, contribuiremos no cumprimento da lei 11.645/08, apresentando conteúdo complementar a rica herança cultural indígena de Resende e região - destacou a diretora.
        O projeto prevê a realização de um total de cinco cursos de formação voltados para professores, mestres e doutores. Durante o encontro deste sábado, o escritor carioca Marcelo Lemos fará o lançamento do livro “O índio virou pó de café”, que também é tema de uma exposição que estará acontecendo durante o evento.
        Além disso, os escritores Júlio Fidelis e Ênio de Oliveira também apresentarão seus livros – lançados durante a FLIR – que abordam os índios como tema. Ambos são pesquisadores do projeto, juntamente com o historiador Claudionor Rosa. Os interessados poderão adquirir os livros no local.
        O terceiro encontro aconteceu na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), no último dia 11, e reuniu 40 professores das redes públicas municipal, estadual e escolas particulares.
        - O evento foi um sucesso. Contamos com a parceria da organização da FLIR (Feira do Livro de Resende), que nos disponibilizou um grupo de índios Tapaxós que muito enriqueceram nosso encontro e foram calorosamente acolhidos pelos participantes - comemora a coordenadora do projeto, explicando que o projeto também contou com um estande durante toda a FLIR para exposição de diversos materiais e dos artesanatos dos índios Tapaxós.

Comentários