Image
28 junho, 2019
Comentários

Projeto do deputado Delegado Furtado reuniu cerca de 400 pessoas na CDL-VR

Prevenção a criminalidade foi o tema central do primeiro seminário “A Vida Vale Mais”, projeto do deputado federal Delegado Antonio Furtado, que aconteceu, hoje (28/06), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Volta Redonda. Durante toda a manhã, cerca de 400 pessoas, puderam saber mais sobre ações de prevenção e combate as drogas, além de questões legais, medidas socioeducativas e abolição de ideologia de facção.

O primeiro a palestrar foi o deputado federal Delegado Antonio Furtado que falou sobre o projeto o “A vida vale mais”, visando dar orientações sobre os malefícios das drogas e as maneiras como são apresentadas e porque devem ser evitadas.

- Esse primeiro seminário vem para mostrar a importância do projeto que iniciamos em 2017. A Vida Vale Mais surgiu como uma palestra de orientações sobre os malefícios das drogas para crianças e adolescentes. O projeto tomou uma proporção maior e se transformou no seminário que vemos hoje. Não adianta só punir os bandidos, precisamos evitar que as pessoas ingressem na criminalidade, para isso é necessário ter mais ações que estimulem a prevenção - explicou o deputado federal Delegado Antonio Furtado.

As questões relacionadas às medidas socioeducativas no poder judiciário e a prevenção ao uso das drogas entre adolescentes e jovens foram tratadas pelo Alberto Pontes, juiz da Vara da Infância, Adolescência, Juventude e Idosos de Volta Redonda e pelo Lorena Paola Nunes, juíza da Vara da Infância, Adolescência, Juventude e Idosos de Barra Mansa.

- Um evento como esse é uma grande oportunidade de criar multiplicadores. Temos aqui pessoas interessadas no assunto, que fazem parte de redes de proteção e da área da educação. Falar sobre prevenção para esse público é garantir que vão passar adiante esse conteúdo – contou Lorena Nunes, ao destacar a importância social do seminário.

Para encerrar, Adriano Guedes Custodio, Diretor Regional do Degase falou sobre o programa de abolição à ideologia faccional e a importância da ressocialização dos adolescentes e jovens. Como exemplo da possibilidade de reinserção na sociedade, Vanessa de Paula Amorim, de 23 anos, contou um pouco da experiência após medida socioeducativa.

- Fiquei quase dois anos em regime fechado. Cinco anos após ter cumprido medida socioeducativa só posso dizer que pessoas ressocializadas valem a pena. Eventos como esse são muito importantes para envolver a sociedade no trabalho de prevenção. Eu não sabia o que aconteceria comigo se cometesse um ato infracional. Os jovens e adolescentes precisam saber sobre as consequências e punições para os atos que praticam. Nunca desistam de um menor infrator. A socioeducação vale a pena – declarou Vanessa Amorim, que hoje é estudante de pedagogia e trabalha na CSN.

A importância do trabalho de prevenção ficou registrado na fala de alunos que já participaram da palestra “A vida vale mais” nas escolas da região e vieram ao seminário em busca de mais conhecimento. Uma delas é a estudante Anna Caroliny Carvalho, de 18 anos, que esteve na palestra no Colégio Estadual Roselândia, e aproveitou o evento de hoje para dividir sua experiência.

- Acredito que muita coisa é resultado da educação. Quando recebemos informação e somos ensinados a práticas boas, nosso futuro é alterado. Esse evento faz isso, nos educa, mostra a importância da prevenção e todo esse conhecimento é retribuído – falou a estudante.

O deputado federal Delegado Antonio Furtado aproveitou para agradecer a participação e o apoio de todos os envolvidos no seminários destacou a emoção com o resultado.

- O dia de hoje foi muito emocionante. Agradeço a todos que dedicaram um pouco do seu tempo para estar aqui. É uma enorme alegria estar com vocês. Foi um momento de muito aprendizado e que possamos ser multiplicadores no trabalho de prevenção. Assim teremos um futuro melhor para nós e para o Brasil – agradeceu o deputado.

Comentários